São Bernardo começa preparativos para campanha de combate à dengue

Pontapé inicial se deu em reunião com o governador Tarcísio de Freitas; trabalho na cidade contará com equipes nas ruas e casas para evitar a proliferação do Aedes Aegypt.

  • Data: 23/01/2025 22:01
  • Alterado: 23/01/2025 22:01
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Prefeitura de São Bernardo
São Bernardo começa preparativos para campanha de combate à dengue

Crédito:Divulgação/Fiocruz

Você está em:

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de eliminar os focos de dengue na cidade, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, começou os preparativos para a campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti. O pontapé inicial do plano se deu em encontro nesta quinta-feira (23/1) com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que reuniu gestores municipais da saúde e órgãos estaduais, no Palácio dos Bandeirantes, sede da gestão paulista.

O secretário de Saúde de São Bernardo, Jean Gorinchteyn, e a adjunta da pasta, Fernanda Penatti, marcaram presença no encontro, que destacou diretrizes para ações nos municípios. Durante a reunião, o governador anunciou o repasse de R$ 228 milhões às prefeituras para apoiar o enfrentamento das arboviroses. “A primeira medida é liberar esses recursos para os municípios. Uma parcela disso é a antecipação da cota fixa do incentivo de gestão municipal e a outra metade para o enfrentamento à dengue”, frisou Tarcísio.

A reunião serviu também para tratar da criação de um Centro de Operações de Emergências (COE). O equipamento terá papel no controle da dengue no Estado. “Assinamos o decreto que instala o COE e, por meio de um painel, vamos entender a situação de cada município. Monitorando as prefeituras, teremos condições de realizar uma ação imediata, quando necessário”, acrescentou o chefe do Executivo estadual.

Diante das diretrizes elencadas, São Bernardo organiza plano de operação de campo, visando massificar a campanha. Agentes de saúde e equipes da Vigilância Sanitária vão circular pelas ruas e residências da cidade com a meta de instruir os moradores sobre prevenção e formas de evitar criadouros do mosquito. A medida tende a ser intensificada até abril, período de chuvas e calor intenso. Durante a ação, a população receberá orientações sobre sintomas e o momento ideal para procurar uma unidade de saúde.

Fernanda Penatti reforçou que os trabalhos de combate à dengue fazem parte de amplo pacote de ações da Prefeitura que visam prevenir doenças e zerar as filas de espera por exames no município. “Mais de 3 mil profissionais estão empenhados nas ações estratégicas de prevenção de arboviroses e resolução das filas represadas”, acentuou a adjunta da pasta.

Entre 1º e 21 de janeiro de 2025, São Bernardo recebeu 224 notificações de dengue no município. Deste quadro, 20 casos foram confirmados, sendo três deles autóctones e 17 importados.

Compartilhar:

  • Data: 23/01/2025 10:01
  • Alterado:23/01/2025 22:01
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Prefeitura de São Bernardo


Tempo em São Bernardo para amanhã
23/01


Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Madrugada

Noite com muitas nuvens.

Manhã

Sol com muitas nuvens.

Tarde

Sol entre nuvens e pancadas de chuva, com trovoadas

Noite

Noite chuvosa.

Temperatura em
São Bernardo

Max: 28°C

Min: 22°C

Chuva em
São Bernardo

Probabilidade: 92%

Quantidade: 6mm

Ventos em
São Bernardo

Velocidade: 5km/h








Copyright © 2025 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados