Projeto Escola no Teatro traz “’Vale Encantado” ao Cenforpe
Musical, de autoria de Oswaldo Montenegro, será apresentado diariamente, até o dia 30 e contempla mais de 24 mil alunos da rede municipal de São Bernardo
- Data: 10/06/2014 12:06
- Alterado: 10/06/2014 12:06
- Autor: Cosmo Silva
- Fonte: PMSBC
Crédito:
Burburinhos, rostos incrédulos e apreensivos e muita expectativa. Esse era o clima na tarde desta segunda-feira (9/6) para os cerca de mil alunos da rede municipal de São Bernardo do Campo que estiveram no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe) para assistir ao espetáculo “Vale Encantado”. O evento é uma ação da Secretaria de Educação da cidade, que desenvolve o projeto “Escola no Teatro”, levando a todos os alunos do Ensino Fundamental atividade cultural e educativa. O “Vale Encantado” será apresentado diariamente até o dia 30 de junho, em dois horários, e vai contemplar cerca de 24 mil estudantes.
No “Vale Encantado”, musical de Oswaldo Montenegro, moram personagens do mundo da fantasia como Branca de Neve, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Lobo Mau, Rapunzel, Pinóquio, Pequeno Polegar, Fada Azul e Bruxa, entre outros. No espetáculo, todos têm uma vida normal e cada vez que uma criança vai sonhar, são convocados para entrar no sonho e só aí executam as histórias.
Durante cerca de 50 minutos são contadas as aventuras dos personagens de maneira alegre e divertida, deixando fluir a emoção, através da música, dos efeitos de luz e do diálogo. “O ‘Vale Encantado’ proporciona a vivência com a expressão teatral e contribui para o processo de aprendizagem, estimulando reflexão crítica, participativa e intelectual por meio da interação do teatro com a escola”, aponta Cecília Prado, chefe da seção para valorização do Magistério da Secretaria de Educação.
Em São Bernardo do Campo, os projetos Teatro na Escola e Escola no Teatro, implementados pela Secretaria de Educação, atingem 100% da rede. Com espetáculos que são apresentados desde a creche ao Fundamental, o município comemora o sucesso da iniciativa, uma vez que alunos, professores e diretores, a cada ano que passa, se envolvem mais com os temas abordados nos espetáculos.
Para auxiliar de educação Samira Bartolomeu Silva, da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Maurício Caetano de Castro, o trabalho desenvolvido ajuda na formação cultural dos estudantes. “Essa oportunidade que as crianças têm de poder conviver desde os primeiros anos com espetáculos teatrais é, sem dúvida, muito enriquecedor. Essa convivência com o mundo das artes também contribui no desenvolvimento intelectual e crítico desses alunos”, pondera a educadora.
De acordo com Beatriz Salmazio de Araújo, de 10 anos, o espetáculo teatral foi “mágico”. Para a aluna do Ensino Fundamental, as histórias contadas no musical se parecem com os sonhos de muitas crianças. “Parecia que eu estava em um sonho mágico”, constatou.