Prefeitura de São Bernardo ilumina o prédio do Paço para campanha do Outubro Rosa
Mês é dedicado à prevenção do câncer de colo de útero e câncer de mama e atenção à saúde da mulher em toda a rede de Saúde municipal
- Data: 01/10/2021 20:10
- Alterado: 01/10/2021 20:10
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo
Crédito:Gabriel Inamine / PMSBC
Para enfatizar a atenção aos cuidados da saúde da mulher durante o Outubro Rosa, o prédio do Executivo no Paço Municipal de São Bernardo ficará iluminado com a coloração rosa, a partir desta sexta-feira (1/10), durante todo o mês. A campanha do Outubro Rosa é dedicada à prevenção do câncer de colo de útero e do câncer de mama e demais temas relacionados à saúde da mulher, com oferta de serviços em toda a rede de Saúde municipal. A iniciativa será patrocinada por uma empresa privada, sem despendimento de dinheiro público.
Dentre as ações da rede municipal de Saúde, as coletas de colpo citologia oncótica (Papanicolau) serão priorizadas nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por agendamento, de segunda a sexta-feira, na UBS de referência da paciente. A programação inclui ainda orientações e palestras e atualização da situação vacinal das mulheres, além de atendimento especial, no sábado (16/10), denominado ‘Dia D’, com as mesmas atividades, para mulheres que não puderem comparecer durante a semana.
Durante a cerimônia de iluminação do prédio do Executivo, que acendeu os 20 refletores de iluminação em LED na cor rosa, pela primeira vez, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, acompanhado da esposa e deputada estadual, Carla Morando, e do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, enfatizou que o Paço terá papel fundamental nesta conscientização, por estar no Centro da cidade e ser passagem para muitas pessoas.
“Precisamos chegar em todas as mulheres, principalmente, naquelas que estão há mais de dois anos sem realizar seus exames de rotina por causa da pandemia causada pelo Coronavírus. A prevenção continua sendo o melhor caminho, o câncer de mama ainda é a doença que mais acomete mulheres em todo o mundo”, declarou o chefe do Executivo.