Prefeitura de São Bernardo garante retomada de unidades habitacionais no bairro Capelinha
Ordem de serviço assinada pelo prefeito Orlando Morando inicia construção de 184 novas unidades habitacionais
- Data: 28/04/2019 14:04
- Alterado: 28/04/2019 14:04
- Autor: Humberto Domiciano
- Fonte: PMSBC
Crédito:
Em mais uma ação visando garantir o acesso à moradia e urbanização em São Bernardo, o prefeito Orlando Morando assinou na manhã deste domingo (28/04) a ordem de serviço para retomada e conclusão de unidades habitacionais no bairro Capelinha, na região do Riacho Grande.
Ao todo serão 184 moradias (128 novas unidades e outras 56 que estavam paralisadas e serão concluídas) que beneficiarão 821 famílias.
O investimento neste empreendimento é de R$ 32,5 milhões (entre recursos do governo federal e da Administração), sendo que o projeto inclui ainda a construção de 17 unidades comerciais distribuídas em dois centros comerciais, pavimentação, contenção de risco, drenagem pública e paisagismo.
Além disso, o contrato garante obras necessárias para recuperação ambiental junto à faixa de Área de Preservação Permanente (APP) de córrego e toda a regularização fundiária, com o cumprimento de todos os processos necessários à efetivação do registro dos lotes individualizados.
Para o prefeito Orlando Morando, a retomada e ampliação do programa é uma questão de respeito com a população do bairro. “Temos uma ação concreta que soluciona um problema de muito tempo. Reconhecemos que foi um processo de muita burocracia, mas que agora finalmente será concluído. O bairro Capelinha merece receber todas as ações de habitação e urbanização que trazem mais qualidade de vida”, definiu.
Na visão do secretário de Habitação, João Abukater Neto, o mérito do projeto reside nos cuidados com o meio ambiente. “A série de intervenções que terão início imediato tem como principal vantagem a conservação e recuperação de uma área de manancial e que não poderá ser expandida”, pontuou.
DEMANDA ANTIGA
A líder comunitária Umbelinda Lopes fez discurso durante o evento de assinatura da ordem de serviço. Ela destacou a espera dos moradores do entorno. “Este era um pedido antigo de todos que moram aqui. Gostaria de agradecer pela atenção e empenho no atendimento dessa demanda”, afirmou.
As obras das unidades habitacionais estavam paralisadas desde o final de 2016, ainda na gestão anterior.
PROJETOS HABITACIONAIS
A Prefeitura de São Bernardo segue com diversas ações na área de Habitação. Em 2019, já foram entregues 141 unidades, sendo 32 no Parque São Bernardo e 109 no Jardim Silvina (nas Ruas Duarte Murtinho e Padre Leo Commissari). Também foi autorizada a retomada das obras de construção de 124 unidades na Vila Esperança, outras 194 moradias no Divinéia-Pantanal e a construção mais 40 unidades habitacionais no projeto de urbanização integrada Saracantan/Colina.
Por sua vez, a Prefeitura deu início ainda ao processo de regularização fundiária de mais cerca de 3,2 mil imóveis. Além do Conjunto Três Marias, o maior da cidade, a Administração está iniciando a assinatura de contrato de compromisso de compra e venda de 184 unidades no Jardim Lavínia, 792 unidades no Jardim Esmeralda, e 148 unidades no Jardim Esperança. Áreas como Vila Biquinha e Jardim Jussara já se encontram registradas, com possibilidade de entrega de escrituras nos próximos meses.