PPA Participativo garante mais qualidade de vida em São Bernardo
Afirmação foi feita por Luiz Marinho na noite de quinta-feira (9/5), durante a plenária da Vila São Pedro e região; mais de 450 pessoas participaram do encontro
- Data: 10/05/2013 11:05
- Alterado: 10/05/2013 11:05
- Autor: Cosmo Silva
- Fonte: PMSBC
Crédito:
“O Plano Plurianual (PPA) Participativo é muito mais do que obras e investimentos”, afirmou o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, na noite desta quinta-feira (9/5) durante mais uma plenária do processo de democracia direta em curso na cidade, dessa vez no Centro Educacional Unificado (CEU) Regina Rocco Casa, na Vila do Tanque. Para ele, “além de pensar a cidade para os próximos quatro, o PPA é um momento de refletir sobre qualidade de vida e a harmonia da cidade. Essa transformação é feita com a participação de todos”, afirmou.
Além do prefeito e demais representantes do poder público municipal, estiveram na plenária na Vila São Pedro e região mais de 450 moradores. Desses, 250 se credenciaram para participar dos grupos de discussão e escolheram Inclusão Social, Segurança Urbana, Saúde e Transporte como prioridades de investimento para o período de 2014 a 2017.
As reuniões prosseguem com a comunidade em todas as regiões do município até o dia 28 de maio e é aberta a toda população.
Morador da Vila São Pedro há mais de 20 anos, o corretor de imóveis Wanderley Tavares de Lima participou da primeira edição do PPA, em 2009. Para ele, as plenárias do PPA são espaços onde a população pode exercer sua cidadania sem boicotes. “O PPA nos dá a possibilidade de viabilizar nossas demandas e sugestões ao governo. Aqui todos são ouvidos, sem censura”, constatou.
A plenária também contou com a presença do vice-prefeito, Frank Aguiar, de vereadores de São Bernardo, do deputado Federal Vicentinho, dos deputados estaduais Ana do Carmo e Alencar Santana, além do prefeito de Ibiuna, Eduardo Anselmo Domingues Neto, que foi acompanhado de vereadores de sua cidade.
PPA – Este é o segundo Plano Plurianual (PPA) Participativo realizado pela Prefeitura de São Bernardo. O primeiro ocorreu em 2009, quando foram definidas as prioridades para o período de 2010 a 2013. Na ocasião, as plenárias realizadas pela cidade deram origem a 88 programas, que definiram as principais diretrizes e ações em áreas como saúde, educação, habitação e transporte.
Alguns dos resultados concretos desse processo são a construção do Hospital de Clínicas, das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), dos Centros Educacionais Unificados (CEUs), de novas Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) e mais de 3,8 mil moradias.
Próximo encontro – O próximo encontro do PPA acontece nesta sexta-feira (10/5), às 19h, na Emeb Escritor Júlio Atlas, localizada na Rua Francisco Alves, 1.301, na Paulicéia.