Palestras marcam abertura do ramo estudantil do IEEE na FEI
Networking com estudantes e profissionais de todo o mundo, acesso a seminários e publicações, e aprimoramento da formação profissional são alguns dos benefícios da associação
- Data: 27/08/2013 10:08
- Alterado: 27/08/2013 10:08
- Autor: Redação
- Fonte: Press Services
No dia 30 de agosto, das 14 às 18 horas, o Centro Universitário da FEI receberá palestrantes internacionais em um evento que celebra a abertura do primeiro ramo estudantil da IEEE – Institute of Electrical and Electronic Engineers em uma instituição de ensino particular no Estado de São Paulo. O IEEE é uma associação profissional global (criada em 1884, nos EUA), presente em 150 países, com foco no avanço tecnológico. Seus membros atuam nas áreas de sistemas aeroespaciais, engenharia biomédica, eletrônica e telecomunicações, entre outras.
O ramo estudantil é formado por alunos de graduação e pós-graduação associados ao IEEE e promove atividades extra-curriculares, como palestras e eventos. Os integrantes têm a oportunidade de criar networking com estudantes e profissionais de todo o mundo, para troca de experiências e conhecimentos, acessar seminários online, publicações e, assim, aprimorar sua formação profissional. Esse evento na FEI também marca a abertura do capítulo (um subgrupo de estudos) da Sociedade de Dispositivos Eletrônicos (EDS – Electron Devices Society).
“A FEI sempre busca estar à frente, por isso é pioneira entre as Instituições privadas do Estado de São Paulo no contato de seus alunos com essa sociedade técnico-profissional internacional, dedicada ao avanço da teoria e prática da engenharia, nos campos da eletricidade, eletrônica e computação”, diz o vice-reitor de Ensino e Pesquisa, professor Marcelo Antonio Pavanello. “O IEEE tem 400.000 associados, entre engenheiros, cientistas, pesquisadores e outros profissionais, que em muito vão agregar ao aprendizado.”
Para a professora Michelly de Souza, conselheira do ramo e membro do IEEE, “além de tomar contato com ramos de outras universidades, os alunos têm uma grande oportunidade de aprendizado, pois terão de administrar as atividades e os recursos enviados pelo IEEE para o ramo, por meio de sua diretoria, composta pelos próprios estudantes”, diz.
O evento terá palestras do presidente da Seção Sul Brasil do IEEE, Prof. Dr. Edson Gomi, e de pesquisadores internacionais, especialmente convidados, sobre tendências em nanoeletrônicos e radiação:
• Prof. Dr. Cor Claeys – IMEC (Interuniversity Micro Eletronics Center), Bélgica (Palestrante especial da Electron Devices Society – IEEE): “Trends and Challenges in Micro-and Nanoelectronics for the Next Decade”
• Dr. Eddy Simoen – IMEC, Bélgica: “Radiation Hardness of State-of-the-art Si CMOS Technologies”