Palestra sobre o que é deficiência na PUC-SP
Maria Paula Vieira, fotógrafa, atriz e modelo é cadeirante e participa da 3ª Semana de Diversidade, na qual contará sua história
- Data: 04/11/2019 15:11
- Alterado: 04/11/2019 15:11
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria de Imprensa
Você sabe o que é deficiência? Quais as demandas do dia-a-dia? Os desafios e as pequenas conquistas? Muitas pessoas consideram tabu e acabam por evitar e segregar a parcela da população com deficiência.
Precisamos conscientizar que não se trata evita-la, e sim adaptar os ambientes para uma maior inclusão. A terceira mesa da semana irá discutir as dificuldades encontradas por essas pessoas, como supera-las e aprender um pouco como é a vida sobre rodas.
Nascida em Santo André e caçula de 3 filhos, a profissional de apenas 26 anos tem muita história para contar. Desde pequena já sentia dores nos pés e nas mãos, e aos 13 anos acabou se tornando uma pessoa com deficiência, utilizando cadeira de rodas para se locomover. A doença genética rara, uma deformidade congênita adquirida, no entanto, não a impediu de seguir o seu principal sonho: – retratar memórias.
Apesar de ter um forte pela representatividade – ela tem muitos ensaios voltados para o feminismo pois, ninguém melhor que ela, que sentiu na pele, para saber o que verdadeiro significado da palavra “exclusão” no dia a dia, as mulheres possuem muito mais símbolos e força para serem ressaltados do que podem imaginar. É nesta hora que a profissional tem um olhar especial para as histórias das pessoas que chegam até suas lentes.
Maria Paula é especializada em fotografias sensuais e de família, porém atualmente também conta, em seu portfólio, com ensaios infantis, gestantes e de casais.
Mesmo com as limitações físicas, Maria Paula tem uma rotina de muitos compromissos. Além de fotografar, ela também é jornalista e trabalha como modelo. “A cadeira me fez cursar comunicação, que me fez conhecer a fotografia, me dedicar a isso”, conta.
Como modelo, Maria Paula já participou de alguns comerciais e clipes, inclusive na Rede Globo. Ela explica que nem pensava em entrar para o meio, especialmente por conta do preconceito com pessoas com deficiência, mas uma indicação de uma amiga fez com que sua trajetória tivesse uma página a mais.
Para saber mais sobre os trabalhos de Maria Paula Vieira, acesse:
www.instagram.com/mpvfotografia
www.instagram.com/mpvretratosdefamilia
https://www.mpvfotografia.com.br/
Ana Clara Moniz (@_anaclarabm) é aluna de jornalismo e a atual diretora social da Atlética na PUC Campinas. Cadeirante desde que nasceu, será a mediadora da mesa. Ana usa suas redes sociais para engajar seus amigos e desmistificar tabus da deficiência.
Jairo Marques (@assimcomovc) é jornalista e colunista da Folha de S.Paulo. Ele é cadeirante desde a infância e busca em sua abordagem jornalística discutir temas sobre inclusão e acessibilidade. Ele irá compor a mesa para trazer um pouco de como o jornalismo pode ajudar a romper barreiras e como lidar com os empecilhos da deficiência.
Maria Paula Vieira (@maaria_vieira) é formada em jornalismo com especialização em fotografia sensual e de família. Fotógrafa, jornalista e aspirante a modelo e atriz, recentemente protagonizou o clipe ‘O Bebê’, do Kevinho e MC Kekel. Ativista pela causa, Maria vem discutir sobre a importância da representatividade e a relação em ser uma mulher cadeirante
Serviço:
Dia:Terça-feira (05/11)
Horário: 10h
Local: Auditório 134-C da PUC-SP, R. Ministro Godói, 969 – Perdizes.