Mutirão de Emprego atrai mais de 1.500 pessoas no Dia do Trabalho em São Bernardo
Em pleno feriado, evento registrou grande adesão de participantes; ação na CTR ofertou mais de 800 vagas entre 38 empresas parceiras
- Data: 02/05/2023 15:05
- Alterado: 31/08/2023 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMSBC
Mutirão de Emprego atrai mais de 1.500 pessoas
Crédito:Marcel Uyeta/PMSBC
Às 4h da manhã desta segunda-feira, feriado de 1º de Maio, já chegavam à Central de Trabalho e Renda (CTR) de São Bernardo, região central da cidade, os primeiros participantes do Mutirão de Emprego, organizado pela Prefeitura, sob gestão de Orlando Morando. A iniciativa, em homenagem ao Dia do Trabalhador, registrou atendimento presencial de 1.502 pessoas no período das 6h às 17h, em evento que concentrou mais de 850 vagas disponibilizadas entre 38 empresas.
A ação foi executada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo de São Bernardo, com o objetivo de fomentar a criação de novas oportunidades de trabalho. A faixa salarial das vagas variou de R$ 1.320 a R$ 4.000, entre diversas áreas de atuação profissional, incluindo serviços, comércio e construção civil, com cargos para todos os níveis de escolaridade. A ação abrangeu também postos voltados exclusivamente a PCDs (Pessoas com Deficiência).
Especializado em desenho artístico e design, Guilherme Souza Pinho, de 19 anos, se dirigiu ao local esperançoso em alcançar o primeiro emprego com carteira assinada. “Estou na busca de emprego formal. Apesar de jovem, tenho três anos como autônomo na área de desenho e quadrinhos. Todo empenho vale a pena: participei e tirei dúvidas. Organizado. Muito bom.” Em outro cenário, Tiago Moura, 63 anos, tenta recolocação no mercado para complementar sua renda de aposentado. Morador do Jardim do Lago, ele valoriza a experiência e exalta a ação. “Abre oportunidades. Exerci 20 anos a área de produção e mais 10 em logística. A idade, infelizmente, pesa, torna difícil, mas estou confiante.”
Desempregada há quatro meses, Maria Ednalva dos Santos, 56 anos, disse que correu para o mutirão depois de assistir a repercussão da medida na mídia. “Acordei cedo, vi por meio da reportagem, peguei o endereço e vim direto. Me candidatei às vagas de auxiliar de produção, de limpeza e controlador de acesso. Tenho prática nas três funções e saio com expectativa positiva. A iniciativa da Prefeitura é bastante válida, benéfica para a população, pois boa parte dela precisa disso, hoje no trabalho informal.”
A CTR de São Bernardo foi simbolicamente escolhida para recepcionar os interessados nas vagas. O equipamento, que funciona na Rua Padre Lustosa como espécie de agência pública de emprego durante os dias de semana, serviu como estrutura especial de criação de oportunidades de recolocação no mercado. Situada entre a Avenida Brigadeiro Faria Lima e a Jurubatuba, a rua onde fica a central foi provisoriamente fechada para proporcionar maior segurança aos participantes do evento.
“Mais uma ação de sucesso relacionada ao estimulo à geração do emprego em São Bernardo que se transformou em marca. O mutirão é uma nova modalidade de política pública implantada na cidade para movimentar a criação de oportunidades de trabalho e renda, atingindo o alvo de intermediação do público com as empresas. Esse conceito aplicado se mostrou exitoso, assim como os feirões, já consolidados no município. Desta forma, temos galgado números extremamente eficazes junto ao Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), coletado pelo governo federal”, destacou o prefeito Orlando Morando.
ESTRUTURA – O Mutirão de Emprego de São Bernardo mobilizou diversas secretarias municipais. Cerca de 60 pessoas foram acionadas para auxiliar no trabalho. Além de funcionários da pasta responsável pela ação, servidores da Guarda Civil Municipal (GCM), Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e departamento de trânsito deram também suporte em todo o decorrer da atividade.
MUTIRÕES – A Prefeitura irá realizar de terça a sexta-feira (de 2 a 5 de maio) mutirões itinerantes pela cidade, dentro da chamada Semana Especial do Trabalho. A primeira ação nestes moldes, amanhã, ocorre na Praça da Matriz (Rua Marechal Deodoro), das 10h às 16h. O Riacho Grande (Avenida Araguaia, 265) receberá a ação na quarta (03/5). A medida terá sequência no Rudge Ramos (Largo do Rudge) e Parque Imigrantes (Rua José Martins Fernandes) na quinta (04/5) e sexta (05/5), respectivamente.