Maestro João Carlos Martins e Bachiana Filarmônica SESI-SP em “De Bach a Gardel”
Concerto gratuito será transmitido pelos canais do Maestro João Carlos Martins e SESI-SP
- Data: 10/11/2020 14:11
- Alterado: 10/11/2020 14:11
- Autor: Redação
- Fonte: Fundaçâo Bachiana Filarmônica
Maestro João Carlos Martins com os cantores Anna Beatriz Gomes e Jean William
Crédito:Ale Catan
O maestro João Carlos Martins tem aproveitado bem este período, estudando o piano e selecionando repertório para suas lives. E para o dia 13 de novembro prepara o concerto “De Bach a Gardel”, realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, mecanismo da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, e transmitido direto do Teatro do SESI, onde nos conduz a um passeio musical que começa com nos clássicos eruditos e chega aos clássicos populares sul-americanos.
Abrindo a noite, Martins rege a Bachiana Filarmônica SESI-SP em Jesus, alegria dos homens, coral final da cantata Herz und Mund und Tat und Leben (Coração e Boca e Ações e Vida, em tradução livre), escrita por Johann Sebastian Bach em Leipzig, Alemanha, no ano de 1716, seguindo com Wolfgang Amadeus Mozart e o primeiro movimento da Sinfonia nº 40 – Molto Allegro, composta em 1788, um dos mais conhecidos do repertório erudito.
No ano em que se completam os 200 anos do nascimento de Ludwig van Beethoven, o concerto segue com a Marcha Turca, parte da obra Las Ruinas de Atenas, composta em 1811. Nascido em São Petersburgo, Dmitri Shostakovich, um dos expoentes mais aclamados da cultura russa, censurado durante a ditadura de Joseph Stalin, estará presente com a Waltz No. 2, composição utilizada pelo cineasta Stanley Kubrick na abertura do icônico filme De olhos bem fechados, de 1999.
Frédéric Chopin, um dos compositores que mais utilizaram o termo ‘fantasia’, aplicado pela primeira vez em música durante o século 16 para se referir à uma ideia musical imaginativa e não a um gênero de composição específico, foi o escolhido pelo maestro para um momento especial da noite, a apresentação de seu mais novo pupilo, o jovem pianista de Belford Roxo, no Rio de Janeiro, de apenas 13 anos, Isaque Alves, que assume o piano para tocar a Fantasia-Improviso.
Martins dedica a segunda parte do concerto aos clássicos populares do cancioneiro do século 20, convidando a soprano Anna Beatriz Gomes para interpretar La vie en rose, canção de Édith Piaf em parceria com Louis Guglielmi, lançada em 1947 – Louis Armstrong, Grace Jones e Lady Gaga, no filme Nasce uma Estrela (2018), são apenas alguns que regravaram este clássico atemporal, que vendeu mais de um milhão de cópias de sua versão original somente nos Estados Unidos.
Chegando à América do Sul, o tango de 1934 composto por Carlos Gardel e Alfredo Le Pera, El dia que me quieras, na voz do tenor Jean William, e Carinhoso, composição de Pixinguinha, considerada nosso “segundo hino nacional”, em mais uma performance de Anna Beatriz, com regência de José Antônio de Almeida, que permanece no palco para reger a Bachiana Filarmônica e o tenor Jean William em Coração de Estudante – melodia de Wagner Tiso e letra de Milton Nascimento, símbolo de esperança para a juventude brasileira, hino do movimento Diretas Já, nos anos 1980.
Fechando o concerto, ícones da música popular brasileira: o poema-música Samba em Prelúdio, do nosso ‘poetinha’ Vinicius de Moraes em parceira com um dos maiores violonistas de todos os tempos, Baden Powell, e, com João Carlos Martins ao piano, Luiza, canção do maestro e gênio da MPB Tom Jobim, composta para a trilha da novela Brilhante e inspirada na atriz Vera Fischer.
MINISTÉRIO DO TURISMO E FUNDAÇÂO BACHIANA FILARMÔNICA APRESENTAM:
“De Bach a Gardel”
13/11/2020 – 20hs
Canais de transmissão:
Facebook: https://www.facebook.com/maestrojoaocarlosmartins
YouTube: https://www.youtube.com/JoaoCarlosMartinsOficial | https://www.youtube.com/c/SesiS%C3%A3oPauloOficial/
ACESSO ONLINE GRATUITO AO PÙBLICO