Luiz Marinho vistoria Corredor Leste/Oeste e oito Emebs em construção
Acompanhado de vereadores, o prefeito destacou a importância das obras de mobilidade e os avanços na Educação, com a criação de 22 mil vagas, foi destacada
- Data: 01/07/2016 08:07
- Alterado: 01/07/2016 08:07
- Autor: Marcelo Dorador
- Fonte: PMSBC
Crédito:Nilson Sandre
Luiz Marinho fez verdadeiro tour pela cidade nesta quinta-feira (30), e visitou canteiros de obras em diversos trechos do Corredor Leste/Oeste e a construção de Escolas Municipais de Ensino Básico (Emebs) no Parque São Bernardo, Riacho Grande, Jardim Farina, Jardim Nazareth, Jardim Silvina e Ferrazópolis. Nas visitas, o prefeito de São Bernardo explicou a um grupo de vereadores os objetivos das intervenções, voltadas à melhoria na mobilidade urbana na cidade e ao atendimento a dezenas de mães que, em breve, terão um local para deixar seus filhos enquanto trabalham.
O programa de Transporte Urbano de São Bernardo prevê a implantação de 12 corredores de ônibus, dos quais quatro estão em andamento: Leste/Oeste, Alvarenga, João Firmino e Rudge Ramos.
O Leste/Oeste é o maior deles, com 13 quilômetros de extensão. Liga duas regiões adensadas da cidade, desde a Praça dos Bombeiros, na região do Bairro Ferrazópolis, às proximidades da Rodovia dos Imigrantes, na divisa com Diadema. Serão investidos na obra cerca de R$ 400 milhões – recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ao longo de sua extensão, o corredor terá quatro viadutos: na esquina das avenidas José Odorizzi e Robert Kennedy, na alça de acesso à Via Anchieta (Km 20,7), na Praça dos Bombeiros e na Avenida Castelo Branco (altura da Rua dos Flamingos, próximo à Rodovia dos Imigrantes).
O programa também prevê a construção de três terminais de integração: Alves Dias, Batistini e São Pedro. As obras do Alves Dias, orçadas em R$ 14 milhões, já estão em andamento.
ESCOLAS – Além das unidades do Parque São Bernardo, Jardim Farina e Jardim Nazareth, outras cinco (também reúnem creche e Ensino Infantil) serão entregues este ano, sendo duas no Ferrazópolis. Juntas, vão criar 2.500 vagas.
A unidade do Parque São Bernardo vai atender 400 crianças, sendo 180 vagas para creche e as demais destinadas a alunos do Infantil. No Jardim Farina – 15 salas e três berçários –, a Emeb receberá 292 crianças. A do Jardim Nazareth vai atender 600, com vagas distribuídas entre creche e infantil. São quatro berçários, e dez salas para o Infantil, além de biblioteca, cozinha, refeitório, duas salas multiuso e oito banheiros.
Conforme destacou o prefeito – nas visitas às Emebs esteve acompanhado do secretário de Educação, Paulo Dias –, desde 2009 a atual Administração criou 22 mil vagas na rede municipal, das quais 12 mil para creche. “Em nossa administração não fazemos discurso. Trabalhamos para melhorar a vida das pessoas. Quando iniciamos o governo, tínhamos 33 salas de aula em sistema de rodízio, porque não havia cadeira para todos.”
No Riacho Grande, o prefeito vistoriou uma Emeb em construção que vai atender 239 crianças em período integral de seis meses a 3 anos. Ainda na região, acompanhou as obras de manutenção qualificada da Emeb Professora Suzete Aparecida de Campos, que além de acessibilidade, recebeu melhorias em ambientes externos.
HABITAÇÃO – Marinho vistoriou também as obras do Conjunto Habitacional Duarte Murtinho, complexo que conta com 59 unidades habitacionais e faz parte do projeto de urbanização integrada dos assentamentos precários Silvina/Audi, no Jardim Silvina. A obra, com previsão de entrega para este sábado (2), é a primeira etapa de um total de 226 unidades contratadas.
A intervenção é parte do contrato do município com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).