Luiz Marinho lança Agenda Municipal de Sustentabilidade
Iniciativa prevê a adoção de critérios de sustentabilidade ambiental nas ações da administração pública e nas rotinas de trabalho dos servidores
- Data: 05/09/2013 18:09
- Alterado: 05/09/2013 18:09
- Autor: Soraya Paladini
- Fonte: PMSBC
Crédito:
A Agenda Municipal de Sustentabilidade foi lançada pelo prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, nesta quinta-feira (5), durante evento no Paço Municipal. A agenda, resultado de um decreto assinado pelo chefe do Executivo, prevê a adoção de critérios de sustentabilidade ambiental nas ações da administração pública e nas rotinas de trabalho dos servidores de modo a incentivar o uso racional dos recursos naturais e bens públicos.
Entre as ações está a implantação da ‘Carona Solidária’. Como explica o secretário de Gestão Ambiental, João Ricardo Guimarães, o programa contribuirá com a mudança de comportamento. “A idéia é estimular os servidores ao uso compartilhado de automóveis particulares, melhorando a mobilidade urbana e a qualidade do ar no município e na região do ABC”, diz.
Para participar do Carona Solidária o servidor deve acessar o link http://caronasolidaria.com e cadastrar sua oferta de carona indicando o nome, horário de trabalho, bairro onde mora e o destino. As dúvidas podem ser enviadas para o e-mail [email protected]. No estacionamento do Paço Municipal foram reservadas cinco vagas para os participantes do programa.
Outro programa da Agenda é a ‘Coleta Seletiva Interna’, que será implantada na sede da Prefeitura, no Paço Municipal, e na Subprefeitura do Rudge Ramos. Diariamente, no Paço são gerados 200 quilos de resíduos, entre papel e descartável. Desse total, 60% poderiam ser reciclados.
Para o prefeito Luiz Marinho a administração pública também contribuirá com a reciclagem no município. “Ao reciclarmos reduzimos resíduos nos aterros sanitários e ajudamos a gerar trabalho e renda para os catadores”, afirma. O Chefe do Executivo também acredita que a transformação de uma cidade se dá por atitudes simples.
A Agenda Municipal de Sustentabilidade também prevê estabelecer critérios socioambientais para as compras de materiais de consumo, contratos de prestação de serviços e obras públicas; redução do consumo e uso eficiente de água e energia elétrica nos próprios públicos, entre outras ações.
O lançamento faz parte da programação pelo aniversário de 460 anos de São Bernardo, comemorado dia 20 de agosto.
São Bernardo adere a Rede internacional – Durante a cerimônia, o prefeito também assinou o Termo de Adesão ao Iclei (International Council for Local Environmental Initiatives), associação internacional de governos locais e organizações governamentais nacionais e regionais que assumem compromissos com o desenvolvimento sustentável. Com a adesão, São Bernardo passa a fazer parte dessa rede.
“São Bernardo está de parabéns por lançar a Agenda Municipal de Sustentabilidade, uma ação fundamental para o futuro da cidade, e por aderir a uma rede como o Iclei, que reúne mais de mil cidades em todo o mundo em prol de programas globais sustentáveis”, comenta Florence Laloe, secretária executiva da instituição para América Latina e Caribe.