Livro Livre terá festival de música, brincadeiras e outras atrações neste sábado
Será o encerramento da ação que consiste em deixar um livro num local público para que outros o encontrem, leiam e voltem a liberá-lo
- Data: 25/10/2019 14:10
- Alterado: 25/10/2019 14:10
- Autor: Redação
- Fonte: CPTM
Crédito:
O quinto e último dia do Livro Livre da CPTM será marcado por atrações em seis estações da CPTM para encerrar de maneira divertida o projeto, que está em sua 14ª edição e incentiva as pessoas a deixarem um livro num local público para que outros o encontrem, leiam e voltem a liberá-lo.
A partir das 10h até as 13h na Estação Brás (Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira), a mais movimentada da CPTM, crianças e adultos poderão se divertir no projeto Na Rua sem Wi-Fi, que resgata brincadeiras do passado, integrando todas as gerações.
Também às 10h começa na estação Barra Funda (Linhas 7-Rubi e 8-Diamante) um festival musical com as bandas de rock The Doorments e Last Train, formadas por colaboradores da CPTM. Adriana Benanti, que também trabalha na CPTM, irá se apresentar às 14h com a Banda Kanja. E durante todo o festival o coletivo de artistas Nabrube Art distribuirá caricaturas e poesias aos passageiros, ao som das apresentações musicais.
No mesmo horário, na estação Jardim Romano (Linha 12-Safira) o Coletivo Estopô Balaio fará uma Escrita de Cartas. Em Santo André (Linha 10-Turquesa), na sala de espera do Expresso Turístico, haverá uma exposição de maquete em movimento das 10h às 17h e estantes com livros das 10h às 15h no mesmo local.
Na Estação Luz (Linha 7-Rubi e 11-Coral) acontecerá das 10h às 13h um Sarau Literário. Das 12h às 18h será a vez de um Festival Cultural com apresentações da cultura de vários povos: Coreia, Bolívia, Portugal, Grécia e México.
Na estação Osasco (Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda) haverá a ação “Do ponto de um bordado”, onde duas atrizes se misturam às pessoas, as abordam e perguntam se elas podem ensiná-las a “bordar palavras”, seguidos por declamações de contos cursos, baseados em textos de autoras como Clarice Lispector. Na mesma estação, das 15 às 16h, haverá um show com Nando Luz. Ambas as atrações acontecem em parceria com o Sesc Osasco.
A última atração do Livro Livre acontece na estação Franco da Rocha (Linha 7-Rubi), com a apresentação do Espalha Graça do Forró das 12h às 13h.
O projeto está disponibilizando cerca de seis mil livros gratuitos aos passageiros nas estações, inclusive com a participação de parceiros que têm projetos de incentivo à leitura, aproveitando, em alguns casos, as estantes fixas das estações.
O objetivo do Livro Livre é criar uma corrente de leitura para que a posse do livro seja sempre transitória, compartilhada e multiplicadora. A ação é inspirada em um movimento voluntário de base global, nascido da difusão do hábito do bookcrossing, que começou nos Estados Unidos no final da década de 1990.
“A 14ª edição do Livro Livre está sendo um sucesso. A participação do público, que está recebendo muito bem as ações em diversas estações, está sendo muito positiva”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.
Nos últimos 14 anos, a CPTM distribuiu cerca de 240 mil exemplares aos passageiros no projeto Livro Livre e em outras ações de incentivo à leitura.
Serviço
14º Livro Livre – Até 26/10
Grátis para passageiros da CPTM