Guardas e fiscais ambientais recebem capacitação no Estoril

Curso de reconhecimento de aves reforça combate ao tráfico de animais em São Bernardo. Somente em 2015, cerca de 2 mil aves silvestres foram apreendidas em ações de fiscalização

  • Data: 15/06/2016 09:06
  • Alterado: 15/06/2016 09:06
  • Autor: Vladimir Ribeiro
  • Fonte: PMSBC
Guardas e fiscais ambientais recebem capacitação no Estoril

Crédito:João Bessa

Você está em:

 “Essa capacitação permite a troca de experiências entre nós, que capturamos os animais durante ações de repressão à caça irregular, e os palestrantes” afirma Adriano Martins, subinspetor da Guarda Ambiental de São Bernardo que participou do curso de reconhecimento de aves nesta terça-feira (14), no Parque Natural Estoril. A atividade, que tem o objetivo de tornar ainda mais efetivo o combate ao tráfico de animais, foi voltada a guardas ambientais e a fiscais da Secretaria de Gestão Ambiental.

Participaram da capacitação cerca de 30 pessoas, entre guardas e fiscais, que foram informados sobre diversas características das aves, como tamanho da cabeça, bicos e pernas, as cores das penas e os cantos de cada espécie. O curso complementa outra formação, ministrada em maio, sobre manejo e contenção de animais silvestres.

Martins destacou que, além de aves, durante as ações de fiscalização são capturados outros animais, daí a necessidade de saber identificar e lidar com cada espécie. “Desenvolvemos novas técnicas para capturar e fazer o transporte dos animais apreendidos. Por isso que essa troca de experiências com os palestrantes pode ser muito rica”, explicou.

Segundo o chefe da fiscalização ambiental de São Bernardo, Marcelo Bocchi, a ideia é que os fiscais possam identificar os animais e saber a maneira correta de transportá-los durante uma apreensão.

Bocchi lembrou ainda que, somente em 2015, foram apreendidas no município cerca de 2 mil aves silvestres que estavam sendo comercializadas ou transportadas. “Há muitos casos de venda de animais silvestres em feiras livres do município. Além das blitze, também contamos com denúncias de moradores”, disse.

De acordo com o chefe da fiscalização, muitas aves apreendidas não são oriundas da região, como alguns tipos de gralhas e pássaros pretos, originárias, respectivamente, do Nordeste e de Minas Gerais. “Cada animal deve viver no seu ecossistema específico, mas, em São Bernardo, temos casos de aves de fora que já estão se adaptando ao nosso ambiente”, afirmou.

Os próximos cursos, também no Parque Estoril, abordarão temas como o decreto de compensação ambiental, procedimento de supressão de vegetação, licenciamento de atividades, Lei da Billings e alvará ambiental.

Denúncias de crimes ambientais em São Bernardo podem ser feitos, gratuitamente e de forma sigilosa, pelo telefone 0800 77 08 156 ou, diretamente para a Guarda Ambiental, no 4101 6807.

Compartilhar:
1
Crédito:João Bessa
1
Crédito:João Bessa

  • Data: 15/06/2016 09:06
  • Alterado:15/06/2016 09:06
  • Autor: Vladimir Ribeiro
  • Fonte: PMSBC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados