Governo de São Paulo anuncia expansão da Linha 6-Laranja e avanços no Túnel Santos-Guarujá
Projeto prevê mais 7 km de trilhos e seis novas estações; encontro incluiu a aprovação da modelagem final do túnel imerso Santos-Guarujá
- Data: 11/02/2025 08:02
- Alterado: 11/02/2025 08:02
- Autor: Redação
- Fonte: Agência SP
Nesta segunda-feira, 10, durante uma reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), o Governo do Estado anunciou a autorização para o início dos estudos relativos à ampliação da Linha 6-Laranja, um dos projetos mais significativos na área de mobilidade urbana da capital paulista. A reunião também incluiu a aprovação da modelagem final do projeto do túnel submerso que ligará Santos a Guarujá.
O governador Tarcísio de Freitas destacou a importância desse novo projeto, afirmando: “Estamos avançando em mais um grande projeto de mobilidade para São Paulo. A expansão da Linha 6-Laranja significa mais integração, eficiência e conforto para a população, garantindo um transporte público de qualidade e planejado para o futuro.”
A reunião contou com a presença de diversos secretários estaduais, incluindo Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos; Arthur Lima, secretário-chefe da Casa Civil; Samuel Kinoshita, secretário da Fazenda; Inês Coimbra, procuradora-geral do Estado; e Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.
Detalhes da Expansão da Linha 6-Laranja
A proposta para a expansão da Linha 6-Laranja envolve a adição de 7 km de trilhos e a construção de seis novas estações. O objetivo é aprimorar a integração entre os diferentes modais de transporte e facilitar o deslocamento dos usuários. O projeto será dividido em dois trechos: um que se dirige ao centro da cidade, com as novas estações Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos; e outro que seguirá em direção à Zona Norte, incluindo as paradas Morro Grande e Velha Campinas.
Dentre os métodos utilizados para a construção dos novos trechos, destaca-se o uso do Tatuzão (TBM – Tunnel Boring Machine) no trecho central, tecnologia que permite escavar túneis minimizando os impactos na superfície. Para o segmento até a Zona Norte, será aplicado o método NATM (New Austrian Tunneling Method), mais apropriado para solos rochosos.
Rafael Benini comentou sobre os benefícios da ampliação: “A ampliação da Linha 6-Laranja reforça o compromisso do Governo de São Paulo com a mobilidade urbana, trazendo mais integração e eficiência ao transporte público. Serão 7 km a mais de trilhos e seis novas estações, beneficiando milhares de passageiros diariamente.”
Após as obras, a Linha 6-Laranja terá conexão direta com a Linha 10-Turquesa, melhorando ainda mais a eficiência do sistema metropolitano. A concessionária Linha Universidade ficará encarregada dos estudos de viabilidade e da obtenção das licenças necessárias para as obras. Após essa fase inicial, o Governo do Estado considerará a inclusão dessa expansão no contrato de concessão como um investimento adicional.
Sobre o Túnel Santos-Guarujá
O túnel entre Santos e Guarujá foi qualificado dentro do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP) e faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com um custo estimado em R$ 6 bilhões, o financiamento será compartilhado entre o Governo Estadual, o Governo Federal e o setor privado. Espera-se que a construção do túnel gere aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos.
Com um projeto executivo desenvolvido pelo Governo do Estado, essa infraestrutura visa atender uma demanda histórica da população da Baixada Santista e promete reduzir significativamente o tempo necessário para atravessar entre os dois municípios. Atualmente, cerca de 21 mil veículos realizam essa travessia diariamente utilizando catraias e balsas, além de 7.700 ciclistas e 7.600 pedestres que fazem o mesmo trajeto.
A estrutura total do túnel terá uma extensão de 1,5 km, sendo que 870 metros estarão submersos. O projeto prevê três faixas de rolamento em cada sentido, incluindo uma destinada ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos exclusivos para pedestres e ciclistas.
PPI-SP: Um Programa Estratégico
O Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP) é uma iniciativa promovida pelo Governo Estadual visando ampliar as oportunidades em investimento e desenvolvimento socioeconômico em São Paulo. Focado nas áreas de Rodovias, Mobilidade Urbana, Social e Água/Energia, o PPI-SP representa um marco na história paulista ao realizar um programa abrangente que mobiliza investimentos privados. Até o momento, já foram qualificados 29 projetos com uma carteira total superior a R$ 494 bilhões.