FEI vence 10ª edição do Fórmula SAE Brasil-Petrobras
Vitória fortalece a equipe para a final mundial, programada para maio de 2014, nos Estados Unidos
- Data: 05/11/2013 11:11
- Alterado: 05/11/2013 11:11
- Autor: Redação
- Fonte: Press Services
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O Centro Universitário da FEI é o grande vencedor do Fórmula SAE Brasil – Petrobras, que ocorreu em Piracicaba (SP), de 1 a 3 de novembro. A FEI disputou com 37 equipes de universitários de todo o Brasil em duas categorias, Combustão e Fórmula Elétrico. Já favorita na categoria Combustão, a equipe da FEI ganhou o troféu nacional pela sétima vez (2006, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013) conquistando a melhor pontuação em projeto, nas provas de aceleração, estabilidade lateral e no enduro de resistência, de 22 km. Próxima etapa será a final mundial, programada para 14 a 17 de maio, em Michigan – EUA.
Desenvolvido pelos alunos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, sob supervisão dos professores, o protótipo RS8 – vencedor da categoria Combustão – tem como pontos fortes a confiabilidade, manobrabilidade e baixa massa (peso). Entre os destaques do carro estão: a utilização do pacote aerodinâmico, que permite maior força de contato pneu/solo, e o controle de tração inteligente, que faz a leitura das velocidades nas quatro rodas e coordena o torque disponibilizado pelo motor, garantindo excelente desempenho longitudinal.
“Esse resultado reflete a seriedade da FEI e dos alunos em relação ao projeto Fórmula. Para essa competição, fizemos ajustes nos carros principalmente na dinâmica lateral e testamos com sucesso o novo pacote aerodinâmico”, diz o professor Roberto Bortolussi, coordenador do curso de Engenharia Mecânica da FEI e também do projeto Fórmula.
Nos três dias de competição, os carros foram avaliados em provas estáticas e dinâmicas. As equipes também fizeram apresentações técnicas, que incluem projeto, custo e apresentação de marketing, em que é destacada a viabilidade econômica e comercial do carro. Os protótipos passaram por avaliação rigorosa da segurança e de itens do regulamento. No segundo dia, foram feitas as provas de aceleração, numa reta de 75 metros, e de estabilidade lateral. A prova mais difícil ocorreu no domingo: o enduro de resistência de 22 km. Todas as etapas são pontuadas de forma diferente, para garantir que o melhor conjunto de projeto e carro vença o desafio.
“Conquistar o heptacampeonato, sendo seis vitórias seguidas, é o resultado de trabalho duro em equipe e comprometimento com um único objetivo”, comemora Renato Fontana, aluno de Engenharia Mecânica e capitão da equipe da FEI.
As equipes que obtiveram melhores resultados se classificaram para a final mundial, de 14 a 17 de maio de 2014, em Michigan – EUA. A FEI já estava classificada, por ter ficado entre as 10 melhores equipes no mundial deste ano, na categoria Combustão (realizado em maio, também em Michigan – EUA).
Na categoria Fórmula Elétrico, a FEI ficou em 2º lugar, mesma colocação do ano passado. No entanto, este ano o carro da FEI teve desempenho melhor em relação a 2013: completou metade da prova de enduro. Essa categoria utiliza tecnologias novas, ainda em desenvolvimento, com uso de componentes importados, e promete evoluir a cada edição.
Ficha Técnica – RS8 (Combustão)
• monoposto do tipo fórmula
• chassi tubular
• placas de fibra de carbono e colméia nomex coladas com adesivo estrutural
• carroceria em fibra de carbono e vidro
• peças fabricadas a partir de alumínio aeronáutico, a fim de garantir resistência mecânica e baixa massa
• motor YAMAHA WR 450cc monocilíndrico
• sistema de injeção eletrônica Fueltech.
Ficha Técnica – RB1 (Elétrico)
• Chassi tubular
• Motor de indução trifásico
• Relação de transmissão de 5:1
• Controlador WEG CFW11
• 160 células 3,7V/10Ah
• Alimentação 12 V DC/ 300V AC
FÓRMULA SAE COMBUSTÃO – O Fórmula SAE é uma competição estudantil organizada pela Society of Automotive Engineers (SAE), que começou em 1978, no Texas, EUA, inicialmente denominada SAE Mini Indy. A carência de engenheiros especializados em veículos de alta performance alavancou o surgimento da competição, criada para promover uma oportunidade aos estudantes de nível superior de ganhar experiência no gerenciamento do projeto e construção, e para aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso de Engenharia. No Brasil, a 1ª competição do Fórmula SAE ocorreu em 2004. Além do Brasil e Estados Unidos – onde são reunidas as melhores equipes de cada país –, as competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão.
FÓRMULA SAE ELÉTRICO – O Fórmula Elétrico SAE é mais um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que já competem há alguns anos na Categoria Combustão. O principal objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Automotiva entre estudantes e futuros profissionais da Engenharia da Mobilidade. A categoria ocorre desde 2007 nos EUA. No Brasil, a modalidade foi iniciada em 2012.