Escadaria no Centro de São Bernardo recebe ação de grafite

Ação foi realizada por alunos do curso de grafite, promovido pela Divisão de Ações para a Juventude (Dajuv)

  • Data: 16/10/2019 17:10
  • Alterado: 16/10/2019 17:10
  • Autor: Ana Carolina Martins
  • Fonte: PMSBC
Escadaria no Centro de São Bernardo recebe ação de grafite

Escadaria no Centro de São Bernardo recebe ação de grafite

Crédito:Divulgação/PMSBC

Você está em:

Mais do que um local de passagem, os degraus da Escadaria Pedro Zobolli, próxima à Rua Jurubatuba, no Jardim Olavo Bilac, em São Bernardo, estão ganhando cor e arte, por meio de ação dos alunos das Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Juventude da cidade. Nesta terça-feira (15/10), dez alunos do curso de grafite promovido pela Divisão de Ações para a Juventude (Dajuv) deram início à revitalização do espaço, que dispõe de 100 metros de comprimento.

Inicialmente, os cerca de 150 degraus foram pintados de verde, amarelo, azul e branco. Nos próximos encontros, que ainda serão agendados, serão grafitados os temas flores, teclas de piano e frases, sendo divididos pelos lances. Inédita, a intervenção teve início em maio deste ano em outras duas escadarias da Avenida Senador Vergueiro.

“É uma oportunidade para que os grafiteiros da cidade usem espaços públicos para se expressarem e aplicarem sua arte, sem depredação e sem riscos de acidentes. O intuito é dar uma nova cara, mais alegre e colorida, aos espaços urbanos”, destacou o prefeito Orlando Morando. Desde março de 2017, por meio da “Lei Parede Limpa”, é proibido pichar espaços públicos.

Para o secretário de Cultura e Juventude, Adalberto Guazzelli, a oficina visa levar a arte e o fazer artístico para as ruas da cidade, presenteando os munícipes e valorizando os alunos. “Nosso objetivo é deixar os espaços com uma nova aparência, retratando a vida cultural dos jovens do nosso município”, disse. Entre as habilidades técnicas e artísticas desenvolvidas por eles estão a pintura em spray, criação de layouts, sombreamento, desenvolvimento de letras e personagens.

HISTÓRIA – De acordo com o Centro de Memória de São Bernardo, na planta cadastral de 1962, a escadaria surge referenciada não mais como rua, como todos os mapas indicavam até então, mas, pela primeira vez, como “Escadaria Pedro Zobolli”. Portanto é possível concluir que a obra de construção dessas escadas foi realizada naquele ano. Em 1964 a denominação homenageando Pedro Zobolli seria oficializada através do decreto 720, assinado pelo então prefeito Hygino de Lima. Zobolli foi, nos primórdios do século XX, um dos proprietários (juntamente com Hermínio Vial) das terras que formariam posteriormente o Jardim Olavo Bilac.

OFICINAS CULTURAIS – Para participar das próximas turmas de Oficinas Culturais ou fazer parte da ação, é necessário fazer inscrição na Dajuv (Avenida Redenção, 271 – Centro), apresentando RG e preenchendo uma ficha. Mais informações pelo e-mail [email protected]. As vagas são limitadas.

Compartilhar:
1
Crédito:Divulgação/PMSBC
1
Crédito:Divulgação/PMSBC
1
Crédito:Divulgação/PMSBC Escadaria no Centro de São Bernardo recebe ação de grafite

  • Data: 16/10/2019 05:10
  • Alterado:16/10/2019 17:10
  • Autor: Ana Carolina Martins
  • Fonte: PMSBC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados