Em São Bernardo, Guarda Ambiental derruba esquema de falsificação de anilhas para aves
Animais com marcação adulterada foram recuperadas no Parque das Garças. Considerado crime Federal, a fabricação de anilhas deve ter liberação do Ibama
- Data: 23/09/2019 18:09
- Alterado: 23/09/2019 18:09
- Autor: Redação
- Fonte: Secom - PMSBC
Crédito:Divulgação
No último sábado (21/09), a Guarda Ambiental de São Bernardo colocou fim em mais crime ambiental. No Parque das Garças, região do Grande Alvarenga, em casa de ração, anilhas eram fabricadas, falsificadas e adulteradas. Um homem foi preso e multado em R$ 110 mil, enquadrado no artigo Art.296u2013, da Legislação Federal. Além dos selos de identificação, 80 aves foram resgatadas, sendo seis espécies em extinção.
De acordo com apuração, o material era fabricado e falsificado para venda, no local onde funcionava uma casa de ração, remédio de uso veterinário, materiais como alicate, formas e tintas foram encontrados, evidenciando o ato. A fabricação deste selo deve ser permitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A Guarda Ambiental de São Bernardo efetuou a ocorrência, durante ronda ostensiva pela região, onde os guardas perceberam que alguns pássaros estavam com os selos violados. Além da multa no valor de R$ 110 mil, a pena para este crime federal é de 2 a 6 anos de reclusão prevista em lei.
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, tem pautado um forte trabalho na Administração municipal contra o crime ambiental. “Nossos guardas se mostram a cada dia mais preparados para proteger a nossa reserva ambiental, isso requer uma boa formação e preparo por parte de toda equipe. Parabenizo o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido”, destacou o prefeito.
O caso foi registrado no 3º Departamento de Polícia de São Bernardo e será apurado pela Policia Civil. As aves resgatadas serão encaminhadas para o Parque Anhanguera para inspeção e emissão do laudo técnico.