Élodie Bouny toca com Camerata de Violões do Projeto GURI de Santos
A apresentação integra a série ‘Mulheres na Música’, temporada de concertos dos Grupos de Referência do Projeto GURI, com participação de 14 artistas convidadas
- Data: 15/11/2022 14:11
- Alterado: 15/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
O Projeto GURI no Interior e Litoral — programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura — promove temporada de concertos gratuitos dos Grupos de Referência com ênfase na participação de artistas convidadas. A violonista Élodie Bouny toca com o GR de Santos no dia 18 de novembro, às 20h, no SESC Santos (rua Conselheiro Ribas, 136 — Santos/SP) e no dia 19 de novembro, às 15h, no SESC Interlagos (avenida Manoel Alves Soares, 1.100, Parque Colonial — São Paulo/SP. O concerto do dia 19 de novembro terá transmissão ao vivo pelo YouTube.
Para os dois concertos, a solista convidada Élodie Bouny e a Camerata de Violões apresentarão o programa Diálogos Multitemporais, um conjunto de obras representativas de diversos períodos na história da música ocidental em diálogo com peças populares que fizeram parte da história do grupo. Ex-alunos do Grupo também foram convidados para a apresentação.
Élodie Bouny
Élodie Bouny formou-se nos Conservatórios de Boulogne e Estrasburgo, na França, e é Mestre e Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É idealizadora, diretora e produtora do Concurso Novas dedicado à composição. Desenvolve outros projetos em duo e em trio. É compositora, arranjadora e diretora musical. Estreou peças para diversas formações, sendo a ópera Homens de papel um destaque da sua produção. Trabalha na plataforma Guitar by Masters como consultora e professora convidada.
Mulheres na Música
A programação de concertos com o protagonismo feminino ocorre de setembro a dezembro, em diversas cidades do Estado. As artistas também farão masterclasses exclusivas para alunos e professores, no próprio espaço do Projeto GURI; e lives, aberta para o público em geral no YouTube.
“As mulheres são o grande destaque da programação anual de concertos dos grupos artísticos do Projeto Guri do Interior e Litoral. Um panorama de solistas e regentes, da música de concerto e popular, com destaque nacional e internacional, realizam residências artísticas quem têm como resultado 26 concertos.
O objetivo é aumentar as referências femininas na música profissional, contexto que ainda é majoritariamente masculino”, explica Ari Colares, gerente artístico da Santa Marcelina Cultura, organização gestora do GURI.
As convidadas Adriana Holtz, Alda Bomfim, Eliana Sulpicio, Élodie Bouny, Fabricia Medeiros, Gê Côrtes, Jane do Bandolim, Juliana Ripke, Maíra Ferreira, Paula Castiglioni, Paola Picherzky, Paula Valente, Rosângela Rhafaella e Sarah Higino compartilham o palco com os Grupos de Referências de Araçatuba (Camerata de Violões), Bauru (Banda Sinfônica), Franca (Camerata de Cordas Dedilhadas), Itaberá (Banda Sinfônica), Jundiaí (Orquestra Sinfônica), Lorena (Coro), Marília (Percussão), Piracicaba (Coro), Presidente Prudente (Orquestra Sinfônica), Santos (Camerata de Violões), São Carlos (Big Band), São José do Rio Preto (Camerata de Cordas Friccionadas), Sorocaba (Coro e Percussão).
Grupos de Referência
Formados por alunos e alunas de diferentes polos do Projeto GURI, os grupos têm papel de referência e motivação para os demais integrantes do projeto. Os Grupos de Referência oferecem a experiência de compromisso, responsabilidade e execução de repertório qualificado, com desafios técnicos e artísticos compatíveis com o estágio de desenvolvimento musical. Implantados em 2010, os Grupos integram 381 Guris e Gurias.
Cada grupo ensaia duas vezes por semana, com uma carga horária de quatro horas semanais. Os ensaios acontecem nos polos-sede distribuídos por 13 cidades: Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba.
Apoio ao Grupo de Referência de Santos Prefeitura Municipal de Santos.
Correalização: SESC Santos e SESC Interlagos.
Patrocinador Ouro: Arteris.
PROGRAMAS — Diálogos Multitemporais
Grupo de Referência de Santos — Camerata de Violões
Élodie Bouny, solista convidada
Deblas Alves, educadora
GR Santos
DORIVAL CAYMMI (1914-2008)
Suíte dos pescadores
Arranjo: Dino Barioni
PIXINGUINHA (1897-1973) / JOÃO DE BARRO (1907-2006)
Carinhoso
Arranjo: José Virgínio
ASTOR PIAZOLLA (1921-1992)
Libertango
Arranjo: Maria Alice de Andrade
Élodie Bouny — SOLO
SERGIO ASSAD (1952-)
Remembrance
ÉLODIE BOUNY (1982-)
Que lo diga la luna
GR Santos, com ex-alunos e Élodie Bouny
LEO BROUWER (1939-)
Paisaje Cubano com lluvia
ÉLODIE BOUNY (1982-)
Sketches Hachés
CANÇÃO FOLCLÓRICA LATINO-AMERICANA
Drume Negrita
CLAUDE DEBUSSY (1862-1918)
Rêverie
ROBERT SCHUMANN (1810-1856)
Scènes d’enfants
Arranjo: Arnaud Sans
I. Gens et pays étrangers (Von fremden Ländern und Menschen) en sol majeur
II. Curieuse histoire (Kuriose Geschichte) en ré majeur
III. Colin-maillard (Hasche-Mann) en si mineur
IV. L’enfant suppliant (Bittendes Kind) en si mineur
V. Bonheur parfait (Glückes genug) en ré majeur
VI. Un évènement important (Wichtige Begebenheit) en la majeur
_ GR Santos — Camerata de Violões
Élodie Bouny, solista convidada
Programa: Diálogos Multitemporais
Data: 18 de novembro, sexta-feira
Horário: 20h
Local: SESC Santos
Endereço: Rua Conselheiro Ribas, 136 — Santos/SP
Data: 19 de novembro, sábado
Horário: 15h
Local: SESC Interlagos
Endereço: Avenida Manoel Alves Soares, 1.100, Parque Colonial — São Paulo/SP
Transmissão ao vivo pelo YouTube