‘Educando com Visão’ realiza mutirão de consultas neste domingo
A partir de testes realizados na primeira etapa do projeto, 980 crianças de escolas municipais de Santo André foram encaminhadas para o exame oftalmológico
- Data: 04/10/2013 15:10
- Alterado: 04/10/2013 15:10
- Autor: Janaína Harada
- Fonte: Secom PSA
Alunos das Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) de Santo André participam neste domingo (6) do primeiro mutirão de consultas com oftalmologistas do projeto Educando com Visão, uma parceria entre as secretaria de Educação, Saúde e Inclusão Social com Rotary Club – Norte. Os atendimentos serão realizados no AME (Ambulatório Médico de Especialidades).
Na primeira fase da iniciativa, em agosto, as equipes realizaram o teste de acuidade visual em cerca de 4 mil crianças da primeira série do ensino fundamental. Deste total, 980 estudantes foram identificados com problemas de visão e 510 participarão do exame com médicos especialistas neste fim de semana. O segundo mutirão de consultas será realizado em 10 de novembro e atenderá 470 alunos.
Após a elaboração do diagnóstico, no início do próximo ano, o Educando com Visão fornecerá gratuitamente, por meio do Rotary Club, óculos para todas as crianças com problemas oftalmológicos. “A estimativa é 20% dos alunos tenham problema na visão”, avalia o secretário de Educação, Gilmar Silvério, no evento de retomada do projeto, que visa não somente a melhoria no aprendizado, mas a qualidade de vida dos pequenos.
INCLUSÃO – Em edições anteriores, foi observado que algumas famílias não davam a importância devida à dificuldade de visão das crianças, deixando de levá-las à consulta ou não garantindo o uso do óculos. Para evitar a situação, a Secretaria de Inclusão participa da parceria para realizar trabalho de conscientização junto aos pais dos alunos que apresentarem problemas.
Desde a criação do projeto, em 2004, o Educando com Visão, já realizou aproximadamente 2 mil exames e auxiliou a correção de problemas visuais em mais de 1,2 mil crianças com idades entre 7 e 10 anos.
Tempo em Santo André para amanhã
17/02
Dia de sol com névoa fraca ao amanhecer.
Madrugada
![Noite com muitas nuvens. Noite com muitas nuvens.](https://abcdoabc.com.br/wp-content/themes/abcdoabc/imgs/api_tempo/2rn.png)
Manhã
![Sol com algumas nuvens. Sol com algumas nuvens.](https://abcdoabc.com.br/wp-content/themes/abcdoabc/imgs/api_tempo/2.png)
Tarde
![Sol. Sol.](https://abcdoabc.com.br/wp-content/themes/abcdoabc/imgs/api_tempo/1.png)
Noite
![Noite sem nuvens. Noite sem nuvens.](https://abcdoabc.com.br/wp-content/themes/abcdoabc/imgs/api_tempo/1n.png)
![](https://abcdoabc.com.br/wp-content/themes/abcdoabc/imgs/api_tempo/temperatura.png?id=2)
Temperatura em
Santo André
Max: 37°C
Min: 22°C
![](https://abcdoabc.com.br/wp-content/themes/abcdoabc/imgs/api_tempo/chuva.png?id=2)
Chuva em
Santo André
Probabilidade: 70%
Quantidade: 0mm
![](https://abcdoabc.com.br/wp-content/themes/abcdoabc/imgs/api_tempo/vento.png?id=2)
Ventos em
Santo André
Velocidade: 8km/h