Diadema reduz número de roubos e furtos em 2022
Dados mostram queda de índices de roubos de pessoas e veículos no começo do ano
- Data: 21/03/2022 11:03
- Alterado: 21/03/2022 11:03
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
A nova diretriz de segurança pública da Prefeitura, centrada em ações integradas e de prevenção e inteligência com a Polícia Militar e a Polícia Civil, tem conseguido reduzir alguns índices de criminalidade em Diadema. As quedas ocorreram nos casos de furtos e roubos de pessoas e veículos, entre outros.
O estudo, com dados extraídos do Sistema Infocrim da Secretaria Estadual de Segurança Pública, foi elaborado pelo Núcleo de Inteligência e Estatística da Secretaria de Segurança Cidadã de Diadema. Na comparação foram levantados os casos de janeiro e fevereiro deste ano, com o mesmo período de 2020.
De acordo com o relatório, a diminuição aconteceu nos seguintes índices: furto/veículo (-35%); roubo/pessoas (-28,7%); roubo/veículos (-26,6%); e furto/pessoas (-11,5%).
O levantamento estatístico também apontou queda em outros tipos de crime: letalidade policial (-100%); estupro de vulnerável (-68,7%); homicídio culposo (-50%); roubo de carga (-31,5%); e lesão corporal dolosa / violência doméstica (-21,9%). Finalizando a análise, não houve variação no número de latrocínio e estupro, mas aumentou o de homicídio em 25%.
“A Prefeitura vai continuar priorizando e investindo em inteligência e estatística porque também são armas eficientes contra a criminalidade. Além disso, a análise criteriosa dos relatórios de ocorrência criminais também orienta a atuação da GCM e nosso diálogo e integração com a PM e a Polícia Civil”, explicou Benedito Mariano, secretário municipal de Segurança Cidadã. “Por isso, é muito importante que a população registre boletim de ocorrência”, orienta o secretário.
Investimentos na segurança
No ano passado, a Prefeitura de Diadema priorizou ações de valorização da Guarda Civil Municipal (GCM), por isso aprovou, com apoio da Câmara Municipal, o plano de carreira profissional da corporação, depois de 11 anos de espera. Agora, o efetivo também será reforçado com a contratação de mais 100 GCMs (50 homens e 50 mulheres).
A gestão municipal também investiu e aumentou o número de viaturas da GCM, intensificando as rondas municipais e o policiamento preventivo. Em 2021, Operações Paz e Proteção foram realizadas de modo integrado com a Polícia Militar e a Polícia Civil.
Outro investimento previsto para melhorar a segurança pública da cidade é a retomada do sistema de videomonitoramento eletrônico.
Tempo em Diadema para amanhã
17/02
Dia de sol com névoa fraca ao amanhecer.
Madrugada
![Noite com muitas nuvens. Noite com muitas nuvens.](https://abcdoabc.com.br/wp-content/themes/abcdoabc/imgs/api_tempo/2rn.png)
Manhã
![Sol com algumas nuvens. Sol com algumas nuvens.](https://abcdoabc.com.br/wp-content/themes/abcdoabc/imgs/api_tempo/2.png)
Tarde
![Sol. Sol.](https://abcdoabc.com.br/wp-content/themes/abcdoabc/imgs/api_tempo/1.png)
Noite
![Noite sem nuvens. Noite sem nuvens.](https://abcdoabc.com.br/wp-content/themes/abcdoabc/imgs/api_tempo/1n.png)
![](https://abcdoabc.com.br/wp-content/themes/abcdoabc/imgs/api_tempo/temperatura.png?id=2)
Temperatura em
Diadema
Max: 37°C
Min: 21°C
![](https://abcdoabc.com.br/wp-content/themes/abcdoabc/imgs/api_tempo/chuva.png?id=2)
Chuva em
Diadema
Probabilidade: 65%
Quantidade: 0mm
![](https://abcdoabc.com.br/wp-content/themes/abcdoabc/imgs/api_tempo/vento.png?id=2)
Ventos em
Diadema
Velocidade: 7km/h