CPTM e Metrô instalam 4 novas cabines de higienização
Os boxes, que ajudam no enfrentamento ao coronavírus, usam produto autorizado pela Anvisa e estão nas estações Vila Olímpia, Itaquera, Paraíso e Sé
- Data: 22/05/2020 10:05
- Alterado: 22/05/2020 10:05
- Autor: Redação
- Fonte: Secom GovSP
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
Objetivando reforçar o combate à Covid-19, quatro novas cabines de higienização estão sendo instaladas em estações da CPTM e do Metrô. A partir desta sexta-feira (22), as estações Itaquera, Paraíso e Sé do Metrô e Vila Olímpia, da CPTM, também vão contar com a cabine que já beneficia passageiros na estação Tatuapé.
Os equipamentos estarão disponíveis durante todo o horário de funcionamento das estações, das 4h da manhã à meia-noite na CPTM e de 4h40 à meia noite no Metrô. Outras 20 cabines devem ser instaladas em uma parceria do Governo do Estado de São Paulo com a farmoquímica Neobrax.
“A ação está alinhada com outras medidas que a Secretaria dos Transportes Metropolitanos e o Governo do Estado vêm tomando para enfrentar o COVID-19 e salvar vidas. Acreditamos que, com iniciativas inovadoras como essa e a colaboração de todos os cidadãos, vamos juntos vencer o Coronavírus”, reforça o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
A cabine, semelhante a um túnel com cerca de três metros, possui um sensor de presença, que aciona borrifadores com clorexidina, uma solução hidroalcoólica higienizante, eficaz contra bactérias, fungos, leveduras e vírus. A solução, mais eficaz que o álcool no combate à doença, é certificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Cada pessoa fica apenas quatro segundos dentro do box, e a eficácia da solução é de quatro horas. A clorexidina tem sido empregada para limpeza de superfícies, equipamentos e roupas em hospitais, consultórios odontológicos e outras unidades de saúde, na antissepsia da pele e membranas mucosas; e no tratamento de feridas e queimaduras.