Contagem regressiva para a Páscoa: como a gestão financeira pode impulsionar as franquias
Especialista explica como ferramentas tecnológicas podem ajudar os franqueados a se prepararem melhor para o período
- Data: 20/03/2025 18:03
- Alterado: 20/03/2025 18:03
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
A Páscoa é uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, especialmente para franquias do segmento de chocolates, como Cacau Show, Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau, que estão entre as 50 maiores franquias do país. Em um período de alta demanda, a gestão financeira eficiente pode ser um fator decisivo para as marcas garantirem margens de lucro saudáveis.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias teve um crescimento nominal de 13,5% em 2024, alcançando o montante de R$ 273 bilhões. O segmento de alimentação – no qual se enquadram as franquias de chocolates – representa uma fatia significativa do mercado. No entanto, sem um bom planejamento financeiro, muitas unidades podem enfrentar dificuldades para gerenciar o fluxo de caixa, precificação e reposição de estoque em um período de grande volume de vendas como a Páscoa.
Segundo Maurício Galhardo, sócio da F360 e especialista em franchising, ferramentas tecnológicas podem ajudar os franqueados a se prepararem melhor para essa sazonalidade.
“A antecipação de compras, a análise detalhada de fluxo de caixa e o controle rigoroso de custos são fundamentais para que os franqueados possam aproveitar ao máximo as oportunidades da Páscoa sem comprometer a saúde financeira do negócio. Com soluções de gestão automatizadas, o empreendedor pode prever receitas, identificar gargalos e garantir que a operação esteja alinhada com a demanda”, explica Galhardo.
Além de contribuir para acompanhar os resultados da franquia, as soluções de gerenciamento ajudam nas tomadas de decisão. Isso porque elas permitem que os empreendedores vejam o todo. “Ao automatizar os mais variados processos da loja, o franqueado tem uma visão muito mais completa de tudo o que acontece”, conclui o especialista.
Existem inúmeros motivos pelos quais os franqueados devem usar recursos como esse para gerenciar a franquia. Alguns dos principais são:
- redução no tempo gasto para finalizar diferentes atividades;
- aumento da produtividade e dos seus funcionários;
- diminuição de erros que, geralmente, acontecem quando as tarefas são feitas manualmente;
- otimização do monitoramento dos resultados;
- uso dos dados gerados para embasar suas decisões;
- identificação de erros e pontos de melhoria mais rapidamente;
- facilidade na gestão simultânea de mais de uma unidade franqueada, caso tenha;
- aumento na eficiência dos processos administrativos;
- atuação em conformidade, pois as ferramentas de gestão para franquias evitam, por exemplo, pagamento de impostos em atraso;
- acompanhamento do volume de vendas e do faturamento.
- Diante desse cenário, contar com uma gestão financeira estruturada e digitalizada pode ser um grande diferencial competitivo para as franquias em períodos de alta demanda nas vendas.

RECOMENDADOS
- Rodoviária de Santo André: mais de 8 destinos atendidos
- Parque Central de Santo André: 5 atrações para todos
- Sesc Santo André: 5 atividades para todos
- Poupatempo Santo André: mais de 5 serviços disponíveis
- Estação Santo André: 4 linhas de conexão estratégica no transporte do ABC
- Fundação Santo André: 3 áreas de ensino superior