Centro Nacional de Desenvolvimento do Handebol é inaugurado
Programa de Internação Domiciliar do de São Bernardo é considerado referência para o País pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS)
- Data: 07/06/2016 17:06
- Alterado: 07/06/2016 17:06
- Autor: Marcelo Dorador
- Fonte: PMSBC
Crédito:Valmir Franzoi
O Centro Nacional de Desenvolvimento do Handebol, único equipamento para a modalidade no País que integra a Rede Nacional de Treinamento, foi entregue nesta terça-feira (7) pelo prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho. O complexo será a casa tanto das seleções masculina e feminina brasileiras como das categorias de base.
Construído numa área total de 4.500 m², o Centro, localizado na Vila do Tanque, é formado por três blocos, que incluem duas quadras, vestiários, restaurante, refeitório, academia, sala de fisioterapia, escritórios e alojamento para 132 pessoas.
A construção envolveu recursos de aproximadamente R$ 14,5 milhões, da Prefeitura e do Ministério do Esporte. O novo espaço passa a ser a sede da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), que deixa Aracaju (SE).
Marinho ressaltou que é um grande orgulho para São Bernardo receber um equipamento de ponta, que poderá ajudar a descobrir novos talentos para a modalidade. “Esse será um espaço de excelência para os atletas da seleção brasileira e referência para os demais. Em São Bernardo, pensamos o esporte para além da lógica da conquista de competições. Procuramos olhar para as categorias de base e incentivar que meninos e meninas se tornem atletas olímpicos como os que, hoje, prestigiam esse evento”, afirmou.
Para o presidente da CBHb, Manoel Luiz Oliveira, a ocupação do espaço se dará de forma gradativa, assim como a aquisição dos equipamentos esportivos complementares pelo Ministério do Esporte. “Em pouco tempo já estaremos instalados. E as nossas seleções vão treinar aqui antes dos jogos Olímpicos, uma vez que temos ainda dois meses. Quero ressaltar que as equipes da categoria de base também já farão uso desse espaço, que certamente nos dará conforto para desenvolver um excelente trabalho.”
O complexo esportivo foi batizado de professor José Maria Passos, grande incentivador da modalidade no País. O homenageado foi supervisor de esportes na cidade a partir dos anos 1980 e acompanhou por vários anos a equipe de handebol feminina de São Bernardo, sendo, inclusive, supervisor e chefe de delegação durante os Jogos Abertos. Sua esposa, Isabel de Souza Passos, prestigiou a inauguração do Centro.
Durante a entrega, o secretário de esportes, José Alexandre Pena Devesa, disse que o novo equipamento terá papel importante para o desenvolvimento da modalidade. “São Bernardo sempre trabalhou em prol do handebol brasileiro, desde as categorias menores, dos núcleos de desenvolvimento, que nós sempre tivemos. Esse espaço certamente incentivará ainda mais a modalidade, tão importante e tão tradicional em nossa cidade”, lembrou.
Seleção – Para o técnico da Seleção Brasileira Masculina de Handebol, Jordi Ribera Romans, esse é um dia importante para o handebol. “Certamente, quando estivermos com os atletas instalados, essa será uma casa onde poderemos treinar das 7 horas da manhã até a noite. Há muito tempo fomos uma seleção itinerante e, agora, isso é uma página virada”, disse.
O central Diogo Kent Hubner, que foi atleta em São Bernardo por 13 anos, disse que voltar à cidade é uma grande emoção. “Aqui foi onde cresci para o handebol de alto rendimento. Poder desfrutar deste equipamento ainda como atleta é uma grande emoção. Temos muitas expectativas em ter um espaço como esse, uma casa para o handebol, e acredito que poderemos fazer muitas coisas para melhorar a nossa modalidade.”
Também estavam presentes na cerimônia o presidente da câmara municipal de São Bernardo, José Luiz Ferrarezi, e o diretor do departamento de Esporte de Base e Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Guilherme Angelo Raso, que representou o ministro da pasta, Leonardo Piccinai.