Centro Especializado de Reabilitação ganhará novas instalações
Com reforma, CER receberá também diversos equipamentos para tratamento de pacientes com dores crônicas e reabilitação visual, por exemplo
- Data: 19/10/2015 12:10
- Alterado: 16/08/2023 17:08
- Autor: Vladimir Ribeiro
- Fonte: PMSBC
Marinho assina autorização para o início das obras
Crédito:Raquel Toth
Os moradores de São Bernardo do Campo que utilizam a rede de saúde municipal passarão a contar com novos equipamentos no Centro Especializado de Reabilitação (CER) a partir da reforma do espaço. A autorização para o início das obras foi assinada, nesta sexta-feira (16), pelo prefeito Luiz Marinho, em evento que contou com a presença dos secretários Odete Gialdi (Saúde) e Tarcisio Secoli (Serviços Urbanos). Serão investidos na reforma do espaço R$ 907.278,99, provenientes do governo federal.
O prefeito destacou que antes a cidade não contava com uma política direcionada à inclusão de quem tem algum tipo de deficiência. “Essas crianças ficavam segregadas em algumas escolas especiais do município. Porém, mostramos que essa inclusão é possível”, destacou.
As novas instalações do CER incluem a construção de um ginásio para atendimento de pacientes com dores crônicas, com equipamentos de alta tecnologia, setor para acompanhamento integral de pacientes com perda auditiva, do diagnóstico até a reabilitação e com o apoio de profissionais capacitados em Libras. Será feita a implantação do setor de reabilitação visual, com todos os equipamentos necessários, treino de orientação e mobilidade e sala de integração sensorial para atividades que favorecem a estimulação cognitiva. Haverá a construção de “apartamento padrão” para que deficientes visuais, por exemplo, treinem e se adaptem às rotinas e atividades de vida diária, ampliando a sua autonomia. Além disso, o CER ganhará um ateliê para treino de atividades motoras, estimulação neuro-sensorial e integração com as famílias.
Outras dependências do CER que receberão ampliação e adequações são ginásio infantil, sala de estimulação precoce, consultórios, salas de acolhimento e de enfermagem, recepção e salas para a área administrativa.
A área de embarque e desembarque de ambulâncias receberá cobertura e os sanitários serão adequados para garantir a acessibilidade de cadeirantes. Também será instalado equipamento para o acesso à piscina de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Durante o período de obras, o atendimento de saúde auditivo será realizado na Unidade Básica de Saúde Caminho do Mar (rua Aura, 79, Caminho do Mar).
Habilitado pelo Ministério da Saúde em agosto de 2013, o CER realiza diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação para pessoas com deficiência física, intelectual, visual e auditiva. O atendimento é realizado por uma equipe de 70 profissionais, que realizam, em média, 4.400 atendimentos mensais, envolvendo 720 pacientes em reabilitação.
“O novo CER vai oferecer atendimento direcionado para pessoas que têm doenças progressivas ou degenerativas, reduzindo dores ou até inibindo o avanço da doença”, destacou a secretária Odete Giraldi. “Com o apartamento modelo vamos oferecer um espaço igual ao de uma residência para que os pacientes aprendam a se locomover dentro de casa.”