Canalização do Córrego Pindorama está 93% pronta

Obra no Bairro Jordanópolis integra o Drenar, programa de combate às enchentes da Prefeitura de São Bernardo. Com o fim das obras, acabam-se os alagamentos na região

  • Data: 01/08/2016 08:08
  • Alterado: 01/08/2016 08:08
  • Autor: Marco Borba
  • Fonte: PMSBC
Canalização do Córrego Pindorama está 93% pronta

Crédito:Nilson Sandre

Você está em:

Em breve o Jordanópolis vai se livrar dos alagamentos que por décadas geraram perdas e transtornos aos moradores de ruas próximas ao córrego Pindorama. As obras de canalização do canal estão 93% prontas e deverão ser entregues antes do início do período chuvoso. As intervenções integram o Drenar, programa de combate às enchentes da Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Segundo a FBS, empresa que toca o projeto, falta canalizar cerca de 120 metros do total de 1.170 previstos. Parte do que falta canalizar passará por baixo de cinco travessias que ligam um ponto ao outro do bairro, como na Rua Brascola. Duas dessas travessias já estão prontas.  

A construtora aguarda a Eletropaulo remanejar a rede elétrica em dois trechos onde ainda não foi iniciada a canalização para fazer o estaqueamento das margens do córrego, que terá 2 metros de largura no ponto mais estreito e 5,5 metros no mais largo. A parte mais rasa terá 2 metros e, a mais profunda, 2,5 metros.

Já a Sabesp precisará construir uma rede auxiliar (de cerca de 600 metros) para captação de esgoto de cerca de 120 residências e levá-lo até a rede coletora, situada na margem esquerda do Pindorama. Essa rede vai passar por baixo do trecho que está sendo canalizado. A FBS já deixará prontas as passagens (tubulações) que conduzirão o esgoto da rede auxiliar à rede coletora.

De acordo com a FBS, os 4.080 metros de obras de microdrenagem – instalação de bueiros e bocas de lobo – já estão concluídos, bem como o recapeamento de 25 das 32 ruas que receberam intervenções necessárias à captação da água de chuva.

Ainda segundo a empreiteira, estudos hidrológicos apontam que no período de precipitações mais intensas o córrego vai trabalhar com 80% de sua capacidade, evitando assim os riscos de transbordamento.

O trecho onde o córrego deságua no Ribeirão dos Couros também já está pronto. O Ribeirão dos Couros, aliás, também está sendo canalizado, das proximidades da Avenida Piraporinha até o Extra Anchieta.

Drenar – Estão sendo investidos cerca de R$ 600 milhões para combater os alagamentos na cidade, por meio do Programa Drenar. O piscinão do Paço, o maior de todo o complexo de obras, terá capacidade para armazenar 190 milhões de litros de água. Sempre que o reservatório estiver perto de atingir sua capacidade total, a água entrará na galeria já concluída, que a conduzirá em direção ao Ribeirão dos Meninos, na Lauro Gomes.

Com a intervenção e a construção de galerias na Avenida Aldino Pinotti e na Rua Jurubatuba, as enchentes, que por décadas afetaram a vida dos moradores e comerciantes do Centro, serão coisa do passado.

Em outros pontos da cidade as intervenções já foram concluídas. No Rudge Ramos, segunda maior obra do Drenar, foram entregues os reservatórios Ipiranga, Vivaldi e Helena e mais de 20 mil metros de canais e galerias de drenagem, proporcionando aos moradores alívio das tensões provocadas pelas chuvas, que resultavam em inundações.

No mesmo bairro, o reservatório Jacquey também já está pronto e em operação, a exemplo do Tanque das Mulatas (com capacidade para armazenar 20 milhões de litros) e a galeria na Rua Warner, que reforça o sistema de drenagem do Jardim Hollywood e conduz as águas da chuva ao Córrego Ipiranga, cuja obra de retificação foi concluída em dezembro de 2015.

Também estão finalizadas ou em testes a drenagem das ruas João Firmino, no Bairro Assunção, MMDC, no Paulicéia, elevatória Rio Claro, no Rudge Ramos, córregos Silvina e Chrysler, no Jardim Silvina, córrego Alvarenga, no bairro de mesmo nome, e os córregos Colina e Mininha, no Baeta Neves.

DISK DRENAR – Os moradores podem agendar visitas ao túnel que está sendo construído sob a Rua Jurubatuba pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 4341-8613. As visitas são feitas aos sábados, entre 8h30 e 11h. É aconselhável que os visitantes usem calçados confortáveis, estejam em boa forma física e não tenham problemas de saúde, já que o túnel está a cerca de 20 metros de profundidade.

Compartilhar:

  • Data: 01/08/2016 08:08
  • Alterado:01/08/2016 08:08
  • Autor: Marco Borba
  • Fonte: PMSBC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados