Alterações viárias organizam a travessia da balsa do Riacho Grande
Entre as mudanças estão o recuo da fila de veículos e a criação de duas vagas preferenciais para a travessia
- Data: 14/10/2013 18:10
- Alterado: 14/10/2013 18:10
- Autor: Ana Lucia Almeida
- Fonte: PMSBC
Crédito:
Quem utiliza a Balsa João Basso, no Riacho Grande, já percebeu as melhorias feitas no sistema viário local. As alterações foram executadas pelo Departamento de Engenharia de Tráfego para organizar o fluxo de veículos, atendendo solicitação dos moradores da região.
Entre as principais mudanças estão a retirada de um quiosque e a implantação de sinalização de solo para facilitar o retorno e manobra dos ônibus que atendem os passageiros da região pós-balsa.
Outra alteração foi o recuo da fila de veículos para a espera da travessia e a criação de duas vagas preferenciais, reservadas para idosos e pessoas com deficiência. “Cada viagem da balsa dá direito a dois veículos das vagas preferenciais. Dessa forma, conseguimos atender a todos, sem que ninguém se sinta prejudicado”, afirma o chefe da operação de trânsito, Dirceu Marcos.
Para o motorista de ônibus Edilson Santos, o local melhorou cem por cento. “Antes não tínhamos espaço para estacionar, nem para manobrar os ônibus. Agora ficou mais organizado e seguro”, diz.
A nova operação de travessia tem apoio de agentes de trânsito e guardas municipais, que organizam a fila de acordo com a lista de prioridades afixada na área de embarque e desembarque. Ambulâncias e veículos da polícia militar, defesa civil e corpo de bombeiros constam da lista.
Alterações – As mudanças fazem parte do conjunto de medidas adotadas pela Prefeitura, a partir de setembro, para amenizar os transtornos causados pela demora na travessia da balsa.
A transferência do Ponto de Controle Operacional (PCO) das linhas 6 e 29 para a Estrada Henrique Rosa, no Jardim Tupã, acabou retirando diversos ônibus que ficavam estacionados no local, facilitando o desembarque dos usuários, manobras dos coletivos e a circulação dos demais veículos.
A partir do dia 30 de setembro também começou a funcionar uma linha expressa, nos horários de pico, para levar os passageiros da região do pós-balsa até o Centro de São Bernardo do Campo.