Alunos constroem pontes com palitos de sorvete no Concurso Travessia
Alunos da FEI e do Ensino Médio constroem pontes com 1,60m de comprimento e 700 palitos de sorvete que deverão resistir ao maior peso possível
- Data: 08/11/2013 14:11
- Alterado: 08/11/2013 14:11
- Autor: Redação
- Fonte: Press Services
Crédito:
Com o desafio de construir, em quatro horas, uma ponte com palitos de sorvete capaz de suportar no mínimo o peso de cinco quilos, 235 alunos participarão da 5ª edição do Concurso Travessia, realizado pelo Departamento de Engenharia Civil do Centro Universitário da FEI. O evento será nos dias 13 e 14 de novembro, no Ginásio de Esportes do campus São Bernardo do Campo e já conta com mais de 63 equipes inscritas, entre alunos da FEI e do Ensino Médio (de escolas públicas e particulares). A entrada é gratuita.
Os participantes dividem-se em três categorias: EMC, de alunos do ensino médio de 60 escolas da Grande São Paulo e do interior; PRO, composta por estudantes do 3º ao 10º semestres das áreas de Engenharia da FEI; e ABC, de alunos dos cursos de Ciência da Computação, Administração e 1º e 2º semestres (básico) de Engenharia da Instituição. Dividido em dois dias, o concurso premiará os vencedores da categoria EMC com uma Lousa Interativa para a escola e um iPod nano 16 GB para cada integrante da equipe e o professor orientador. Nas categorias PRO e ABC, os integrantes das equipes vencedoras receberão um iPod nano 16 GB, cada um.
“O Concurso Travessia oferece aos participantes a oportunidade de trabalhar em equipe, de planejar, dado o curto intervalo de tempo para montagem da ponte, e a experiência de projetar, construir e avaliar o desempenho de uma estrutura com ensaios”, afirma o prof. Kurt Amann, coordenador do Departamento de Engenharia Civil do Centro Universitário da FEI.
No primeiro dia, as equipes receberão um kit com 700 palitos, cola, barbante e clipes. No segundo dia, as pontes, que devem ter 1,60m de comprimento, serão testadas por meio da travessia de um carro aplicador de carga, o Pondemobilator (F). Depois, um carrinho de 11 centímetros deverá fazer a travessia de um lado ao outro da estrutura, em 30 segundos.
As pontes também serão avaliadas por uma comissão julgadora, de acordo com critérios como criatividade, projeto técnico, tamanho e memória de cálculo. A ponte que suportar o maior peso, por mais tempo, além de obter as melhores notas nos critérios acima, vence o concurso. Em relação a 2012, o regulamento sofreu alterações técnicas, de forma a deixar o concurso mais competitivo e emocionante. A carga nas pontes pode superar 40 kg de resistência, pois foi incluído um apoio vertical opcional em uma posição abaixo da ponte.
No ano passado, o concurso reuniu 250 alunos da FEI e de 31 escolas, que construíram 62 pontes. A equipe campeã na categoria EMC (do Ensino Médio) foi a Boomerang, do Colégio da Polícia Militar de Santo André. A ponte construída pela equipe suportou 37,7 kg e foi seguida pelos times Ponte que Partiu 2, do Colégio Amorim, de Ermelino Matarazzo, de São Paulo, e Colantes, do Colégio Jean Piaget, de Santos. Para mais informações, acesse: http://fei.edu.br/concursotravessia/2013/oevento.html
AGENDE-SE:
Concurso Travessia 2013
• 13 e 14 de novembro
• Das 8 às 12 horas, das 14 às 18 horas e das 18h30 às 22h30
• Local: Ginásio de Esportes do Centro Universitário da FEI – Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972 – São Bernardo do Campo – SP
• Entrada gratuita