Equipe de alunos da FEI disputa SAE Brasil AeroDesign 2013
Mais de 100 equipes de universitários de todo o Brasil participam da competição de engenharia aeronáutica, que ocorre em São José dos Campos, de 24 a 27 de outubro
- Data: 16/10/2013 15:10
- Alterado: 16/10/2013 15:10
- Autor: Redação
- Fonte: Press Services
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Uma equipe de 15 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica do Centro Universitário da FEI disputará a competição SAE Brasil AeroDesign 2013 concorrendo, pela primeira vez, na categoria Advanced. A FEI levará para o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA, em São José dos Campos (SP), dois aviões, sendo um para disputar na categoria Advanced e um na Regular, modalidade em que obteve o primeiro lugar em projeto no ano passado. No total, 105 equipes de universitários disputam os prêmios de melhor projeto e competição de voo, em que o avião precisa cumprir um percurso levando a maior carga possível. O desafio envolve a concepção, projeto detalhado e construção de protótipos aeronáuticos.
As equipes concorrem em duas modalidades. Na Regular, o avião deve seguir um projeto mais restrito, e na Advanced, ao contrário, os alunos têm mais liberdade para projetar o avião e podem utilizar tecnologias embarcadas como telemetria. Para o desenvolvimento dos aviões, os alunos precisam fazer muitas pesquisas, e recorrer a estudos sobre geometria e materiais leves e resistentes, como madeira balsa e fibra de carbono. “O objetivo, nas duas modalidades, é construir um avião leve e com capacidade para transportar a maior carga útil possível”, explica o professor de Engenharia Mecânica do Centro Universitário da FEI, Reinaldo Rossetti.
Em 2012, a equipe da FEI conquistou o prêmio de melhor projeto na categoria Regular, alcançando as maiores notas em projeto conceitual, cargas e estruturas e desempenho. E este ano, estreia na categoria Advanced com expectativa de obter uma boa classificação. “Nosso diferencial é uma aeronave talvez um pouco menos competitiva em termos de Carga Paga, que é o objetivo principal da competição de voo, mas é muito mais confiável e robusta”, afirma Victor Zoni, aluno do 4º ano de Engenharia Mecânica da equipe da FEI. “O objetivo é uma colocação final entre os cinco primeiros, o que já seria inédito. Nosso recorde foi um 7º lugar em 2011.”
Entre as equipes que participam da competição, estão as de universidades com tradição em Engenharia Aeronáutica, mas isso não intimida os alunos da FEI, que apostam na dedicação ao projeto, pesquisa e conhecimento para ter um bom desempenho: “É muito gratificante poder competir com equipes de escolas com tanta tradição em Engenharia Aeronáutica, como o ITA, a UFMG e a EESC. Essas equipes se destacam, mas não necessariamente possuem hegemonia absoluta na competição. É possível ter um bom resultado mesmo vindo de faculdades que não oferecem base em teoria aeronáutica. O AeroDesign é um projeto que depende 100% da vontade e da dedicação dos integrantes da equipe e do investimento das escolas e patrocinadores no projeto”, completa Victor Zoni.
Ficha técnica dos aviões da FEI:
REGULAR:
Geometria básica: 2,4 m de envergadura, 0,6 m de altura e 1,32 m de comprimento.
Peso máximo de decolagem (MTOW) = 14,2 kg
Peso Vazio = 2,28 kg
Carga Paga = 11,92 kg (Madeira HDF)
Motor O.S. .61, 1,9 hp @ 16.000 rpm
Hélice APC 12.25″ x 3.75″, Tração máxima = 42 N
Combustível: Metanol c/ 10% Nitrometano e 30% óleo.
ADVANCED:
Geometria básica: 3,5 m de envergadura, 0,88 m de altura e 1,94 m de comprimento.
Peso máximo de decolagem (MTOW) = 14,92 kg
Peso Vazio = 5,5 kg
Carga Paga = 9,42 kg (Água)
Motor O.S. .50, 1,87 hp @ 17.000 rpm
Hélice APC 12.25″ x 3.75″, Tração máxima = 40 N
Combustível: Metanol c/ 30% Nitrometano e 22% óleo.
Agende-se:
SAE Brasil AeroDesign 2013
24 a 27 de outubro
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 1.941 – São José dos Campos – SP
Mais informações: http://www.saebrasil.org.br/eventos/programas_estudantis/aero2013