Professor da FEI é homenageado em evento da SAE Brasil
Reconhecimento na categoria Educação foi anunciado durante jantar de encerramento do Congresso SAE Brasil 2013
- Data: 11/10/2013 16:10
- Alterado: 11/10/2013 16:10
- Autor: Redação
Crédito:
Roberto Bortolussi, coordenador do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário da FEI, foi homenageado pela SAE Brasil, por ter se destacado na área de Educação. Bortolussi também é responsável pela coordenação de projetos ligados às competições de automobilismo organizadas pela SAE Brasil, como FEI Baja e Fórmula. Sob sua supervisão, os alunos da FEI aplicam o conhecimento, adquirido no decorrer do curso, na construção de protótipos que participam, com sucesso, das competições – a equipe FEI Baja, por exemplo, é hexacampeã nacional.
A equipe FEI Baja é responsável pelo desenvolvimento de protótipos off-road, que competem no Brasil e no exterior. Além de hexacampeã nacional (2001, 2002, 2005, 2007, 2009 e 2011), a equipe tem o título de tricampeã mundial (2004, 2007 e 2008). Em julho deste ano, venceu a etapa da SAE Brasil FIAT – Sudeste. Já no Fórmula, os projetos de carros de corrida exigem conhecimentos de aerodinâmica e utilização de compósitos, como fibra de carbono. A equipe da FEI é pentacampeã nacional do Fórmula SAE, com títulos conquistados nos últimos cinco anos, e obteve o 8º lugar na etapa mundial em 2012.
“Fiquei lisonjeado com a homenagem, que é um reconhecimento à FEI e aos alunos por todo o trabalho realizado, pela dedicação deles aos projetos e ao curso”, diz Bortolussi, que coordena o curso de Engenharia Mecânica e Automobilística da FEI há 14 anos.
A homenagem ao professor Roberto Bortolussi ocorreu durante o jantar de encerramento do Congresso SAE Brasil 2013, no dia 9/10, no Expo Center Norte, em São Paulo. Durante a cerimônia, a SAE Brasil também premiou outros dez profissionais do setor automotivo, pela atuação em áreas como Aeroespacial, Ferroviário, Manufatura e Sustentabilidade. Associação sem fins lucrativos, a SAE reúne engenheiros, técnicos e executivos para fomentar a tecnologia da mobilidade nas formas terrestre, marítima e aeroespacial.