São Bernardo cria Arranjo Produtivo Local de design, audiovisual e economia criativa
Farão parte da entidade empresários, representantes do Governo Federal, sindicalistas, instituições de créditos e de ensino e pesquisa
- Data: 26/09/2013 10:09
- Alterado: 26/09/2013 10:09
- Autor: Soraya Paladini
- Fonte: PMSBC
Crédito:
A Prefeitura de São Bernardo inaugurou nesta quarta-feira (25), no Salão Nobre do Paço Municipal, o Arranjo Produtivo Local (APL) de Design, Audiovisual e Economia Solidária. Farão parte da entidade empresários, representantes do Governo Federal, sindicalistas, instituições de créditos e de ensino e pesquisa. O Arranjo é resultado ainda da parceria entre poder público municipal, Sindicato dos Gráficos, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae/SP), Instituto Mauá Tecnologia e Metodista.
Além do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Carlos Antonio Gonçalves (Crica) e representantes da secretaria de Cultura, prestigiaram o evento, realizado no Paço Municipal, aproximadamente 50 pessoas.
As APLs têm o objetivo de, por meio da cooperação, desenvolver determinados setores econômicos, nesse caso o arranjo abrangerá as áreas da indústria, ciência e tecnologia; trabalho e renda; comércio e serviços e turismo. As linhas estratégias são fortalecer o parque produtivo existente no município, fomentar relações entre os diversos atores sociais, além de fomentar a inovação e estimular a diversificação de mercados.
Para o secretário-adjunto, o sucesso do APL depende dos atores envolvidos. “Nós esperamos grandes avanços a partir da criação deste APL. A ideia é intensificar as potencialidades do município, além de incentivar a interlocução dos outros setores produtivos da cidade”, comentou.
Um dos temas abordados na reunião foi sobre o Edital Vera Cruz, que inclui o processo de revitalização dos antigos estúdios Vera Cruz e o Centro de Audiovisual de São Bernardo do Campo, que tem como foco a formação, pesquisa, produção e difusão da criação audiovisual aliando tecnologia e o pensar artístico em um formato inédito no Brasil.
A próxima reunião ficou agendada para o dia 6 de novembro, às 14h, no Centro de Audiovisual, que fica na Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Bairro Planalto.
APLs – A Prefeitura de São Bernardo coordena e faz parte atualmente de pelo menos dez APLs: Autopeças, Ferramentaria, Gráficos, Defesa, Químicos, Moveleiros, Bares e Restaurantes, Padarias, Turismo e Design, Audiovisual e Economia Criativa.