Parceria com Banco Santander levará alunos da FEI para o exterior
Alunos de Administração serão selecionados para os programas de bolsas de estudo da Divisão Global do Santander Universidades
- Data: 25/09/2013 11:09
- Alterado: 25/09/2013 11:09
- Autor: Redação
- Fonte: Press Services
Crédito:
O Centro Universitário da FEI acaba de firmar mais uma parceria para ampliar e intensificar, ainda mais, seu processo de internacionalização acadêmica. Por meio de acordo firmado com a Divisão Global do Santander Universidades, os alunos de Administração da FEI poderão concorrer a bolsas de estudos no exterior, pelos programas Bolsas Ibero-Americanas e Fórmula. Seis estudantes selecionados terão a oportunidade de vivenciar um semestre de estudos em países como Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai, em uma das universidades conveniadas à FEI.
Podem concorrer alunos de graduação em Administração, dos dois campi da Instituição, São Bernardo do Campo e São Paulo, do 2º ao 6º semestre de 2013. Para o programa de Bolsa Ibero-americanas, que premiará cinco alunos com um auxílio financeiro de 3 mil euros cada, o candidato precisa ter média acadêmica aritmética, nos semestres anteriores, igual ou maior que 6,0. Para o Fórmula, que concederá um prêmio de 5 mil euros para um aluno, a média deve ser igual ou superior a 6,0.
Os estudantes da FEI já estão se inscrevendo para os dois programas. O aproveitamento de estudos será realizado por conteúdo e os alunos poderão dispensar determinadas disciplinas caso sejam avaliadas equivalências entre os programas das matérias cursadas durante o semestre no exterior e as disciplinas da FEI.
As universidades de destino possuem acordos de colaboração com o Centro Universitário da FEI e são integrantes da AUSJAL – Associação de Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina. “Esses acordos são nossos primeiros programas de bolsas com o Santander Universidades, importante parceiro institucional que vem agora fomentar também as relações da FEI com as instituições da AUSJAL”, diz Tiago Muzilli, coordenador de Relações Internacionais do Centro Universitário da FEI. “Além disso, a ideia é gerar oportunidade para os alunos de Administração que têm bom desempenho, uma vez que esses programas estão vinculados ao mérito acadêmico”, completa.
Os alunos inscritos poderão escolher a universidade que vão cursar no exterior, em 2014. Abaixo a lista das instituições jesuítas que poderão receber os seis alunos da FEI selecionados pelos programas da Divisão Global do Santander Universidades:
• Universidade Alberto Hurtado – Chile
• Pontificia Universidad Javeriana de Cali – Colômbia
• Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá – Colômbia
• Universidad del Pacifico – Peru
• Universidad Iberoamericana de Ciudad de Mexico – México
• Universidad Iberoamericana de León – México
• Universidad Iberoamericana de Tijuana – México
• Universidad Iberoamericana de Torreón – México
• Universidad Catolica del Uruguay – Uruguai
A parceria do Centro Universitário da FEI com as instituições de ensino da AUSJAL compreende desde a discussão de valores e missão até intercâmbios de alunos e programas de pós-graduação. Um exemplo é o acordo com a Pontifícia Universidade Católica do Equador – PUCE, pelo qual a FEI ministra cursos para os alunos de pós-graduação da Instituição. Ainda pelo convênio com a AUSJAL, dois alunos brasileiros estão no México atualmente.
A Instituição pretende ampliar seu processo de internacionalização nos próximos anos. Entre as parcerias já existentes estão: os convênios para dupla diplomação para Engenharia de Produção com o Institut Catholique des Arts et Métiers (ICAM), na França; com o Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM, também na França), para doutorado em Administração; e com o New York Institute of Technology (NYIT), dos Estados Unidos, para os cursos de engenharia, Administração e ciência da Computação. A FEI também mantém acordos com o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, na Alemanha, e com a Universidade de Alicante, na Espanha.
A FEI participa, ainda, do programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal. Os alunos da FEI dispõem de mais de 30 destinos possíveis para intercâmbio, se somadas as opções disponíveis por meio do acordo com a rede AUSJAL, dos acordos existentes com diversas instituições e do Ciência sem Fronteiras.