Em audiência sobre a Linha 20 – Rosa, Metrô garante impactos mínimos e benefícios à população

Em audiência pública realizada em São Bernardo, Metrô declara que a Linha 20 - Rosa deve gerar uma economia anual de R$ 3,5 milhões uma vez pronta

  • Data: 03/02/2024 16:02
  • Alterado: 03/02/2024 16:02
  • Autor: Rodilei Morais
  • Fonte: ABCdoABC
Em audiência sobre a Linha 20 – Rosa, Metrô garante impactos mínimos e benefícios à população

Audiência pública sobre a Linha 20 - Rosa realizada na Universidade Metodista, em São Bernardo

Crédito:Rodilei Morais/ABCdoABC

Você está em:

Após os eventos em São Paulo e Santo André, a terceira audiência pública sobre os estudos de impacto da implantação da Linha 20 – Rosa do Metrô foi realizada na noite desta quarta-feira em São Bernardo do Campo. Representantes da companhia e técnicos contratados apresentaram os números das obras, os benefícios e impactos esperados e o cronograma aproximado do projeto.

Convocada pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), a cerimônia foi realizada no Salão Nobre da Universidade Metodista, no bairro Rudge Ramos. Além de contar com funcionários do Metrô, da consultoria Geotec — que elaborou o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) da Linha 20 — e autoridades, membros da sociedade civil puderam deixar sua contribuição.

Deputado Federal Alex Manente ressaltou a importância da chegada do Metrô ao ABC para o desenvolvimento econômico da região
Deputado federal Alex Manente ressaltou a importância da chegada do Metrô ao ABC para o desenvolvimento econômico da região (Imagem: Rodilei Morais/ABCdoABC)

Presentes na audiência, o deputado federal Alex Manente e a deputada estadual Carla Morando ressaltaram a importância da chegada do transporte sobre trilhos a São Bernardo. “Numa região como a nossa, é necessário fazer essa integração o mais rápido possível com a capital,” declarou Manente. 

Carla Morando, por sua vez, lembrou a parceria com o governador Tarcísio de Freitas no processo de viabilização do projeto. “Seguimos lutando por esta obra que vai reduzir o tempo de deslocamento, descongestionando o trânsito e as linhas existentes e que se encontram saturadas e também vai trazer grande desenvolvimento para as regiões envolvidas,” disse a deputada. A parlamentar também cobrou que a compensação ambiental das obras fossem feitas nas regiões de mananciais do ABC.

Carla Morando, deputada estadual, cobrou a compensação ambiental dos impactos da linha e celebrou a parceria com o governador Tarcísio de Freitas
Carla Morando, deputada estadual, cobrou a compensação ambiental dos impactos da linha e celebrou a parceria com o governador Tarcísio de Freitas (Imagem: Rodilei Morais/ABCdoABC)

Desapropriações da Linha 20 – Rosa

Luiz Antonio Cortez, gerente de planejamento do Metrô, iniciou a apresentação tratando sobre as desapropriações previstas para a construção das estações. “A gente sabe que é um tema que levanta muita preocupação e ansiedade na população,” declarou. Ele explica que o processo é feito através de um decreto de utilidade pública, depois do qual os munícipes no perímetro afetado são comunicados. O Metrô envia, então, um perito para avaliar o valor de mercado do imóvel — ao invés do valor venal. 

Luiz afirma que, a partir do decreto de utilidade pública, o mercado imobiliário já se aquece nas regiões, elevando o preço dos imóveis, o que deve beneficiar os proprietários no processo. Ainda assim, aqueles que não concordarem com o valor oferecido podem contestá-lo e inicia-se um processo judicial. Os pagamentos das desapropriações são feitos à vista por meio de depósito bancário, o que permite uma rápida aquisição de um novo imóvel.

Benefícios da Linha 20 – Rosa

A demanda antiga pelo metrô no ABC é justificada pela grande capacidade deste modal de transporte e a significativa redução no tempo de deslocamentos. A Linha 20 conectará Santo André ao bairro da Lapa, na zona oeste de São Paulo, passando por outros como Pinheiros, Moema, Planalto Paulista e Saúde, até chegar ao ABC. 

Renan Cavalheiro da Costa, engenheiro da Geotec, apresentou o EIA-RIMA da Linha 20 - Rosa
Renan Cavalheiro da Costa, engenheiro da Geotec, apresentou o EIA-RIMA da Linha 20 – Rosa (Imagem: Rodilei Morais/ABCdoABC)

Em São Bernardo, são três estações nos bairros Taboão e Rudge Ramos. Santo André terá mais duas novas estações, localizadas nas avenidas Príncipe de Gales e Portugal, além da integração com a atual estação da CPTM Celso Daniel. A Linha 20 ainda conta com integração com outras nove — existentes e planejadas — do Metrô ou CPTM.

Além dos benefícios à mobilidade, são esperados um aumento na qualidade de vida da população no entorno — a redução no tempo gasto no transporte permite que as pessoas durmam mais, passem mais tempo com a família ou realizem outras atividades; geração de empregos, tanto durante as obras quanto após sua conclusão; e a redução da emissão de poluentes atmosféricos.

Funcionários do Metrô garantiram que as desapropriações terão compensações adequadas aos proprietários
Funcionários do Metrô garantiram que as desapropriações terão compensações adequadas aos proprietários (Imagem: Rodilei Morais/ABCdoABC)

De acordo com o engenheiro do Metrô Epaminondas Duarte, se os benefícios forem convertidos para valores monetários, a queda nas emissões atmosféricas, o corte de custos operacionais e de manutenção de vias mais as reduções de acidentes e consumo de combustíveis representam uma economia atual de R$ 3,5 milhões.

Quando a Linha 20 – Rosa fica pronta

Com o anteprojeto de engenharia concluído, o Metrô agora está contratando o projeto básico da linha. As licitações da obra e a elaboração deste projeto devem ter início ainda este ano e podem durar até, aproximadamente, 2026. Neste período, é esperado que comecem também as desapropriações necessárias.

O projeto executivo e a implantação da linha estão previstos para começar em 2028 com conclusão em 2035. Em 2040, espera-se que, se todo o processo correr de forma ideal, ela esteja operando de forma integral em capacidade plena.

Compartilhar:

  • Data: 03/02/2024 04:02
  • Alterado:03/02/2024 16:02
  • Autor: Rodilei Morais
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados