São Bernardo disponibiliza vacina bivalente contra a Covid-19 nas 33 UBSs
Idosos com 80 anos ou mais e imunossuprimidos a partir de 12 anos podem receber a dose de reforço em qualquer uma das unidades, sem necessidade de agendamento
- Data: 27/02/2023 14:02
- Alterado: 27/02/2023 14:02
- Autor: Vivian Rossi
- Fonte: PMSBC
Prefeitura de São Bernardo disponibiliza vacina bivalente contra a Covid-19 nas 33 UBSs
Crédito:Omar Matsumoto/PMSBC
Começa nesta segunda-feira (27/2) mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19 em São Bernardo. A aplicação da vacina bivalente da Pfizer contra a doença está disponível nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) a partir de hoje para idosos com 80 anos ou mais e imunossuprimidos a partir de 12 anos, em livre demanda, ou seja, sem necessidade de agendamento prévio.
Os demais grupos prioritários, como residentes e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência, indígenas, acamados e domiciliados com 80 anos ou mais seguem sendo vacinados em casa pelas equipes das UBSs de referência. A vacinação para estes grupos começou na última sexta-feira (24/2).
A vacina bivalente da Pfizer protege contra o vírus original e outras cepas da doença que surgiram posteriormente, como a Ômicron e suas subvariantes, e deve ser administrada somente nas pessoas que tomaram pelo menos duas doses das vacinas monovalentes e com intervalo da segunda dose de, pelo menos, quatro meses.
De acordo com o prefeito Orlando Morando, o município segue com vacinação disponível em livre demanda das vacinas monovalentes e irá ampliar a vacinação da bivalente assim que novos lotes forem entregues. “Todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm disponibilidade da vacina Coronavac, Pfizer Adulto, Pediátrica e Baby para que as pessoas completem os ciclos vacinais antes de receberem essa nova dose de reforço”, declarou.
SERVIÇO – A imunização ocorre em todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As salas de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira. O fluxo de atendimento segue o expediente de cada unidade, sendo que 20 equipamentos atuam com horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão). Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h.
As demais unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com vacinação das 8h às 17h.