Liberado até a meia-noite o funcionamento de bares e restaurantes em São Bernardo do Campo
Medidas de flexibilização passam a valer a partir dessa sexta feira (08) com 100% de ocupação
- Data: 08/10/2021 20:10
- Alterado: 08/10/2021 20:10
- Autor: Redação
- Fonte: PMSBC
Crédito:Reprodução / Bar do Freguês
A partir desta sexta-feira (08), São Bernardo do Campo, no ABC paulista, já opera com 100% da capacidade de público. O horário regular ficou definido para às 23h, entretanto, com uma tolerância máxima para a meia-noite.
A medida também está valendo para estabelecimentos diversos, como igrejas, shopping, lojas e outras modalidades comerciais.
Após a decisão de prorrogar as restrições de isolamento, em contramão do estabelecido pelo estado, a cidade do ABC volta atrás, optando por afrouxar as regras de distanciamento.
Até esta quinta-feira (07), nas cidades do ABC, todos os estabelecimentos tinham autorização de funcionamento para às 22h, com tolerância máxima para às 23h, e ocupação de 60% em cada local.
No dia 17 de agosto deste ano, o estado já havia relaxado as regras de distanciamento na quarentena, entretanto, em virtude das variantes da covid-19, por segurança, as cidades do ABC optaram por manter as restrições na região.
Existia uma expectativa de bom alcance percentual dos vacinados na região, portanto, tão logo foi alcançada a meta de 70% de adolescentes com mais de 12 anos, nesta semana, por meio do consórcio, as prefeituras das setes cidades do ABC, decidiram pela flexibilização das regras, de maneira a deliberar individualmente sobre o local.
Funcionamento em São Bernardo
A capacidade de lotação dos locais, ocorre proporcionalmente igual ao avanço de vacinados, e dessa forma segue uma escala que mês a mês irá progredindo gradativamente.
Atualmente, restaurantes, bares, igrejas, lojas e shoppings, tem autorização para operar até as 23h. Com a opção de no máximo, até a meia noite, de tolerância. Os estabelecimentos também terão a possibilidade de optar por até 100% de ocupação.
Restaurantes com a modalidade “buffet”, terão funcionamento estendido para até às 02h, sendo tolerado funcionamento até (no máximo), às 03h. Acerca da capacidade destes locais, valem as mesmas regras, ocupação do local.
Para eventos, espetáculos, shows e atividades de entretenimento em geral, serão liberados, apenas mediante a apresentação individual do canhoto de vacinação. O comprovante da segunda dose, ou dose única, deve ser correspondente à faixa etária, individualmente, sendo vedada a possibilidade de serviços para um público que não seja sentado. Sobre a capacidade limite permitida para tais atividades, vide as regras do Governo do Estado:
- Até dia 15 de outubro – até 30%
- De 16 a 31 de outubro – até 50%
- A partir de 1º de novembro – até 100%
Todo o tipo de aglomerações continua sendo proibido, e o uso de máscaras segue sendo obrigatório em qualquer ambiente público.