FSS de São Bernardo inicia entrega dos kits de alimentos às famílias em vulnerabilidade
Entidades do 3° setor inscritas têm apoiado a distribuição que, no primeiro dia, levou 50 kits para famílias que precisam desse apoio emergencial, na região do Montanhão
- Data: 02/04/2020 09:04
- Alterado: 02/04/2020 09:04
- Autor: Janaina Pereira
- Fonte: Secom/PMSBC
Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo inicia entrega de kits de mantimentos às famílias em vulnerabilidade social
Crédito:Ricardo Cassin/PMSBC
Anunciada há menos de 10 dias, a Central de Recebimento de Doações, do Fundo Social de Solidariedade, já atingiu a marca de 2.500 itens em alimentos, além de mais de 3.000 produtos de limpeza e outros mais de 1.800 em higiene pessoal. Essas doações foram estimuladas junto à iniciativa privada, que prontamente tem apoiado mais essa frente de trabalho, focada na ajuda aos que mais necessitam no município, durante esse distanciamento social no combate à Covid-19. Doações também foram recebidas por pessoas físicas.
Além do recebimento e da triagem dos materiais, o Fundo Social iniciou na quarta-feira (1º/04) a entrega desses kits, contando com a parceria da instituição “Núcleo e Apoio ao Pequeno Cidadão”, que levou 50 unidades, compostas por alimentos e até livros infantis, para uma das regiões mais populosas do município: o Montanhão. Para otimizar os trabalhos dessa Central de Recebimento de Doações, além do “Núcleo”, o Fundo Social tem contado com o trabalho de outras entidades inscritas para identificar por todo o município outras famílias para este auxílio.
“Neste momento, o Fundo Social de Solidariedade está se dedicando desde receber as doações, até a preparação final dos kits, incluindo a triagem de todos os itens alimentícios e de higiene, para fazer com que chegue o mais rápido possível à essas famílias, por meio das entidades, em seus territórios”, reforça Greici Piccolo Morselli, presidente do Fundo Social de Solidariedade.
Para Valquíria Moraes, à frente do “Núcleo”, essa força-tarefa demonstra que a solidariedade transpõe situações como a dessa pandemia. “Há famílias que já se encontravam sem quaisquer condições de garantir a alimentação, já nas próximas semanas; outras que têm pessoas do grupo de risco para a Covid-19, como provedor da renda familiar, e em todos os lares visitados, notamos a reação de alívio pela chegada dos mantimentos, diante do momento atual”, comenta.
AGRADECIMENTO – Elenice de Souza, moradora na região, está entre os que receberam a visita do Núcleo de Apoio ao Pequeno Cidadão. “Somos muito gratos pela atuação e compromisso dessa equipe de apoio, mais ainda, para nós que estamos nos bairros periféricos. Há inúmeras famílias com crianças pequenas, ou com pessoas idosas, e que precisam dessa assistência básica. Somos trabalhadores, mas por razões que saíram do nosso controle, agora precisamos muito dessa ajuda”, ressaltou.
CONTRIBUIÇÃO – A entrega desses Kits prosseguirá em São Bernardo, contando com a coordenação do Fundo Social de Solidariedade e com apoio do Comitê de Combate ao Coronavírus. Além disso, também com a intrínseca participação da iniciativa privada, que tem apoiado as ações do Fundo, nesse período de enfrentamento à Covid-19. As doações em alimentos estão sendo concentradas no Banco de Alimentos (Av. Redenção, nº 271). As equipes atendem às entregas dos mantimentos, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Já os itens de higiene pessoal e de limpeza, álcool gel e máscaras, devem ser levados à Secretaria de Educação (Rua Wallace Simonsen, nº 222), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. É possível, ainda, doar em valores, por meio de transferência bancária à conta do município, no Banco do Brasil, para agência 0427-8, na conta corrente 65.734-4. O CNPJ da conta é 46.523.239/0001-47.
MAIS APOIO – A Central de Doações também está aberta às doações específicas, a partir da procura das empresas por públicos ou grupos específicos, caso da entrega realizada no último dia 31, por um das principais fabricantes de produtos de limpeza no país, com sede em São Bernardo. Foram entregues itens de limpeza suficientes para um mês, às três casas de acolhimento de idosos inscritas no Fundo Social de Solidariedade.
Continue acompanhando essa e outras frentes de trabalho do município contra o Coronavírus, por meio do site www.saobernardo.sp.gov.br ou pelas redes sociais.