Lideranças femininas debatem desafios em evento da USP
No Dia da Mulher, simpósio Mulheres, Poder e Sociedade reúne personalidades de destaque em diversas áreas para comentar a respeito de seus papéis na sociedade
- Data: 23/02/2021 11:02
- Alterado: 23/02/2021 11:02
- Autor: Redação
- Fonte: USP
Crédito:
A USP realiza em 8 de março, Dia da Mulher, das 9h às 13h, o simpósio Mulheres, Poder e Sociedade. O encontro, online, irá debater o papel das mulheres na sociedade contemporânea e suas contribuições sociais, políticas, econômicas, científicas, tecnológicas e culturais. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados, mas para receber o atestado de participação é necessário fazer inscrição prévia. O site é cultura.usp.br/simposiomulheres.
Entre as convidadas estão Luiza Trajano, Mayana Zatz, Erika Hilton, Regina Silveira, Esmeralda Ribeiro, Gal Martins, Vanderlan Bolzan e Soraya Chung Saura.
Para a coordenadora do evento, a pró-reitora adjunta de Cultura e Extensão Universitária da USP, Margarida Maria Krohling Kunsch, “a programação congrega uma diversidade de convidadas para que o público tenha a oportunidade de conhecer e valorizar as diversas ações em curso pelas lideranças femininas na universidade, na ciência, na cultura, nas artes, nos movimentos sociais e no mundo do trabalho”.
Programação
9h – Abertura
Apresentação cultural CoralUSP
Vahan Agopyan – Reitor
Antonio Carlos Hernandes – Vice-reitor
Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado – Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária
Margarida Maria Krohling Kunsch – Pró-Reitora Adjunta de Cultura e Extensão Universitária e coordenadora do simpósio
Maria Arminda do Nascimento Arruda – Coordenadora do Escritório USP Mulheres
9h30 às 11h – Painel 1: Mulheres, Ciência, Cultura e Artes
Esmeralda Ribeiro – Jornalista, escritora e pesquisadora da literatura negra. Faz parte dos coletivos: “Quilombhoje” e “Flores de Baobá” (escritoras negras) e é uma das responsáveis pela edição da série Cadernos Negros. Incentiva a participação da mulher negra na literatura. Além de Cadernos Negros, tem trabalhos publicados em antologias no Brasil e no exterior.
Mayana Zatz – Cientista, bióloga molecular e geneticista, professora do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP).
Regina Silveira – Artista multimídia, gravadora, pintora e professora aposentada do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
Vanderlan Bolzan – Cientista, professora titular do Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Presidente da ACIESP – Academia de Ciências do Estado de São Paulo.
Mediadora: Liede Bernucci – Diretora da Escola Politécnica da USP.
11h15 às 13h – Painel 2: Mulheres na política, nos movimentos sociais e no mundo do trabalho
Érika Hilton – Vereadora da Câmara da Cidade de São Paulo pelo PSOL e ativista dos Direitos Humanos, na luta por equidade para a população negra, pela discriminação contra a comunidade LGBTQIA+ e pela valorização das iniciativas culturais jovens e periféricas.
Luiza Helena Trajano – Presidente do Conselho do Magazine Luiza e Presidente do Grupo Mulheres do Brasil.
Gal Martins – Artista da dança, atriz, gestora cultural e empreendedora social. Fundadora e diretora artística da Cia Sansacrom e Zona Agbara.
Soraya Chung Saura – Professora do Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano da Escola Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (EEFE-USP) e integrante da “Rede Não Cala USP”.
Mediadora: Ana Lúcia Duarte Lanna – Diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.
Serviço
Mulheres, Poder e Sociedade
Data | 8 de março de 2021 (segunda)
Horário | 9h às 13h
Inscrições, consulta da programação e acesso ao evento | cultura.usp.br/simposiomulheres
Dúvidas e informações | (11) 3091-2030 ou [email protected]