São Bernardo lidera ranking de cidades inteligentes em Urbanismo, Governança e Segurança
Levantamento anual do Connected Smart Cities reconheceu a cidade como a melhor do Estado nos três eixos, entre os municípios com mais de 500 mil habitantes
- Data: 07/09/2021 15:09
- Alterado: 07/09/2021 15:09
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo
Crédito:Divulgação
Quem passa, mora ou trabalha em São Bernardo observa que a cidade, que já soma mais de 849 mil habitantes, mudou sua paisagem e infraestrutura nos últimos anos. Além de atender demandas reprimidas das últimas décadas, a atual Administração avançou às políticas públicas para dinamizar a gestão, desburocratizar processos, reduzir gastos e buscar investimentos ao município, fazendo com que a cidade atingisse números positivos no ranking anual do Connected Smart Cities, organizado pela UrbanSystems e Necta.
Na edição de 2021 do levantamento, São Bernardo lidera nas categorias Governança, Segurança e Urbanismo no Estado de São Paulo – considerando os municípios com mais de 500 mil habitantes. Seguindo o mesmo critério, a cidade também figura no 2º lugar no eixo de Educação. Considerada uma das mais completas pesquisas sobre cidades inteligentes do País, o Ranking Connected Smart Cities tem como objetivo mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento, por meio de indicadores que retratem inteligência, conexão e sustentabilidade.
“Nosso trabalho é pautado no planejamento e, sobretudo, nas entregas de obras, reformas e implantação de serviços à população. Isso mostra nosso comprometimento rumo à modernidade. Nossa cidade está cada vez mais preparada para o futuro. Trata-se de um legado para todos, que já pode ser experimentado por quem mora ou passa por nossa cidade”, ressalta o prefeito Orlando Morando.
No cenário nacional, São Bernardo mantém bom posicionamento no ranking, ficando em segundo lugar nos eixos de Segurança e Governança, entre as cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes. No quesito Urbanismo, a cidade fica em terceiro lugar no País e a 6ª coloca em Economia.