Prefeito Orlando Morando destaca êxito do Ceitec em projeto de costura sustentável
Modelo de negócio da organização social Cosbrin integra incubadora municipal e é dedicado à transformação de resíduos têxteis da indústria automobilística em produtos como bolsas e etc
- Data: 22/09/2021 19:09
- Alterado: 22/09/2021 19:09
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Bernardo do Campo
Crédito:Gabriel Inamine / PMSBC
O suporte à criação e ao desenvolvimento de novas tecnologias e inovações voltadas ao desenvolvimento econômico de São Bernardo é o principal foco do CEITEC (Centro de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica) da Prefeitura de São Bernardo. Por meio do trabalho de incubação, o organismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, vem desempenhando processo exitoso de fomento à costura sustentável na cidade junto ao programa social Cosbrin, especializado na transformação de resíduos têxteis oriundos da indústria automobilística em produtos como bolsas, mochilas, necessaires, estojos, malas de viagens e brindes.
Em visita ao CEITEC, na tarde desta quarta-feira (22/9), o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, destacou a importância do trabalho da Administração no incentivo ao empreendedorismo e geração de renda para os moradores do município. “É uma alegria enorme ver que nosso programa de incubação está fazendo a diferença na vida da nossa população e fomentando novos modelos de negócio. A costura sustentável é um nicho importante dentro do nosso mercado e que está sendo brilhantemente aproveitado pelas costureiras da Cosbrin. Um material que é descartado pela indústria vira matéria-prima para produtos de excelente qualidade e oportunidade de renda”, observa.
A organização social Cosbrin integra o projeto de incubação voltado para a costura sustentável do CEITEC desde 2019. Por meio de programa em parceria com a Fundação Volkswagen, as costureiras reutilizam tecidos de bancos dos automóveis para a confecção de seus produtos. O grupo é formado por sete mulheres guiadas pelo desafio de ajudar na construção de uma vida mais sustentável e rentável. “Nosso negócio nasceu de forma artesanal e, com a ajuda da Prefeitura, conseguimos aumentar nosso conhecimento e profissionalizar nosso trabalho. Vamos continuar ampliando nossos horizontes”, destaca uma das costureiras da organização, Sueli Alves dos Santos, 51 anos.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami, o programa de incubação do CEITEC é mais uma ação fundamental para o desenvolvimento da economia de São Bernardo pensada pela gestão atual. “Nosso Centro de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica propicia ambiente favorável para o diálogo entre a Prefeitura e as academias, as empresas, entidades e associações, com infraestrutura moderna para treinamentos, capacitações, incubação de projetos”, comenta.