Centro Complexo Campanário ganha revitalização
O prefeito Lauro Michels explicou que a revitalização é uma ação municipal e que a meta é aplicar a benfeitoria em todos os centros culturais da cidade
- Data: 16/12/2019 08:12
- Alterado: 16/12/2019 08:12
- Autor: Iara S. Luz
- Fonte: PMD
Nova fachada do CC Campanário
Crédito:Thiago Benedetti
A Prefeitura de Diadema concluiu a revitalização do Complexo Cultural Campanário. A entrega da melhoria, que faz parte das ações de festejos dos 60 anos da cidade, aconteceu na manhã de sábado, 14/12, durante o encerramento do programa Mãos à Obra – Prefeitura no Seu Bairro, na região do Campanário e Taboão.
O prefeito Lauro Michels, moradores, secretários municipais e autoridades prestigiaram o evento que teve, ainda, a apresentação do grupo de capoeira Cultuarte e das crianças do Projeto Vem Dançar Infantil.
O Complexo Campanário é formado pelo Centro Cultural Vladimir Hezog, teatro e a Biblioteca Paineiras. A revitalização no local envolveu manutenção de telhados, parte elétrica e hidráulica, pintura em geral, readequação de salas e sanitários e a construção de banheiro para pessoas com deficiências. O teatro ganhou forro e as 170 cadeiras, que formam a plateia, receberam estofados novos na cor azul. O muro que cercava a espaço de cultura foi trocado por gradis e novo paisagismo e iluminação foram implantados.
Para fazer a reforma foram investidos R$ 387.102,98, mas sem nenhum custo para o município. “O dinheiro veio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), como contrapartida social da empresa Econ Construtora, que tem um empreendimento no bairro”, ressaltou a secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Regina Gonçalves. Foi a sua pasta que, em nome da Prefeitura, conduziu as tratativas do TAC e acompanhou o processo da reforma. Também trabalharam pelo revigoramento do local as secretárias de Meio Ambiente e Cultura.
“A revitalização não é só uma reforma física. Ela traz aos espaços uma nova ressignificação, que envolvem ambientes mais agradáveis e equipados, para receber os frequentadores, e mudança na grade de programação”, afirmou o secretário de Cultura Eduardo Minas. Ele adiantou que o número de oficinas artísticas, o ano que vem, vai aumentar no CC Campanário, e que haverá cursos noturnos.
Para Rosely Coutinho que foi com toda a família ver como ficou a reforma do centro cultural, a revitalização deixou o CC Campanário mais bonito e acolhedor. “Fiquei encantada com o que vi. As cores fortes aplicadas nas paredes deixou o prédio mais vistoso e colorido e o paisagismo chama atenção”, declarou. Ela disse que sua filha Manuela, de 10 anos, frequenta o local há algum tempo e que o ano que vem também pretende participar dos cursos oferecidos pelo centro de cultura.
O prefeito Lauro Michels explicou que a revitalização é uma ação municipal e que a meta é aplicar a benfeitoria em todos os centros culturais da cidade. “Já fizemos a reforma em oito equipamentos e o Centro Cultural Taboão também já está em obras”, disse. Como em todo encerramento do Mãos à Obra, o prefeito homenageou os trabalhadores que fazem a manutenção dos bairros e revelou que, no primeiro semestre de 2020 , serão entregues , na região do Campanário, as reformas do Campo do Albatroz, do CRAS Norte e do Ginásio de Esportes.
O que é Programa Mãos à Obra
O Mãos à Obra é o principal serviço de manutenção e zeladoria da cidade e que envolve os 11 bairros de Diadema. No evento de hoje foi concluída a última etapa do calendário de 2019 e, no Taboão e Campanário, é onde residem aproximadamente 67% dos moradores do Município. A manutenção dos dois bairros aconteceu durante os meses de outubro, novembro e dezembro.
“O Mãos à Obra revitalizou todos os bairros de Diadema, pelo terceiro ano consecutivo, e vem sendo uma ação muito eficiente na limpeza e manutenção dos principais pontos da cidade. Todas as áreas da prefeitura estão envolvidas neste programa, que tem como objetivo oferecer uma cidade mais organizada para seus moradores”, comentou o prefeito Lauro Michels.
Durante a passagem do programa, no Taboão e Campanário, a Praça Kaleman passou por manutenção e, em outras localidades da região, foram realizados serviços de tapa buraco, limpeza de boca de lobo (água de chuva), troca de lâmpadas, remoção de entulhos e bagulhos. Foram ainda executados, sinalização de trânsito, pintura de guias poda de árvore, capinação, roçada, reparos em abrigos de ponto de ônibus, notificação de veículos abandonados e limpeza de placas.
A prioridade da secretaria de Planejamento e Gestão Pública, responsável pelo programa, é atender ruas, praças e avenidas, com grande fluxo de pessoas, geralmente próximos às escolas e creches, unidades de saúde, quadras e campos de futebol, centros culturais. Com o Mãos à Obra, a Prefeitura contratou mais de 200 pessoas, pela Frente de Trabalho, que tem como finalidade dar oportunidade de emprego para que esteja em situação de risco social. Além de emprego, a Prefeitura oferece ainda ciclo de palestras sobre cidadania, educação, mediação de conflitos, saúde e economia doméstica.
O Programa oferece mais de 35 serviços gratuitos à população, facilitando acesso a agendamentos de mediação de conflitos, alistamento da Junta Militar, assistência judiciária, atendimento e agendamento de cadastro único, parcelamento de débitos municipais, recursos de multa e identificação de condutor, solicitação de tapa buraco e desmembramento e unificação de IPTU. Os moradores também podem fazer manicure, limpeza facial, maquiagem e corte de cabelo.
Na área de cuidados e saúde, estão disponíveis avaliação e orientação nutricional, exame de tuberculose e hanseníase, atividade de educação em saúde bucal, rastreamento de câncer de boca, orientação para diabéticos e hipertensos, vacinação contra gripe, febre amarela, HPV e meningocócica (apresentar carteirinha de vacinação), orientações para engasgo de adultos e bebês, entre outros.
Balanço – 2019
Remoção de entulho 1.453 Ton, Capinação 529.105m2,, Pintura de Guia 479.125m2, Quadras revitalizadas 18, Total de áreas verdes roçadas 32.740,481m2, , Limpeza de Boca Lobo e galerias 4.210, Limpeza de tubulação 1.155m, Troca de guias 458 unidades, Reconstrução do sarjetão 118,20m e Sinalização horizontal 21.604m2,. O Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND) realizou 355 atendimentos e o Expresso Alegria participou levando brinquedos infláveis e camas elásticas por onde a ação passava.