Prefeitura de São Bernardo entrega o 1º Centro de Formação em Lutas
Espaço sediado no CREC Deputado Odemir Furlan, o Baetinha, projeta atender mais de mil pessoas por semana; modalidades oferecidas são karatê, judô, jiu-jitsu, taekwondo e kikiboxing
- Data: 11/02/2019 12:02
- Alterado: 11/02/2019 12:02
- Autor: Kati Dias
- Fonte: PMSBC
Crédito:Ricardo Cassin
Formar novos talentos para as lutas brasileiras, sem deixar de priorizar os atletas de alto rendimento da cidade. Com este objetivo em mente, a Prefeitura de São Bernardo entregou neste sábado (09/02) o 1º Centro de Formação em Lutas. O espaço está abrigado no CREC Deputado Odemir Furlan, o Baetinha, que também ganhou uma revitalização em sua área externa. O Centro de Lutas abrigará os treinamentos das equipes de alto rendimento de São Bernardo, em parceria com federações e confederações destas modalidades, bem como formará novos talentos para estes esportes. Nesta semana, foram abertas as inscrições para este novo equipamento. Um sucesso logo de cara: mais de mil pessoas serão atendidas. As aulas iniciam-se na próxima semana.
Localizado no segundo andar do Crec Baetinha, o novo espaço recebeu 400 metros de tatame e mais de R$ 120 mil em equipamentos esportivos. O espaço foi totalmente revitalizado com a troca do sistema elétrico e hidráulico, reforma de vestiários, além de nova pintura. Tanto a aquisição de equipamentos quanto o investimento em infraestrutura foram feitos com recursos próprios da Prefeitura. O novo Centro de Lutas conta com um anfiteatro com capacidade para atender 100 pessoas e será utilizado para palestras e aulas teóricas.
Pautado pelo respeito aos recursos públicos, a implantação do 1º Centro de Lutas integra a política de governo do prefeito Orlando Morando em transformar espaços ociosos da Prefeitura em utilidade pública. “A maioria dos políticos gosta de construir novos equipamentos para eternizar o seu nome em uma placa. Para construir um espaço como esse, a Prefeitura gastaria milhões. Mas nossa gestão tem o seguinte planejamento: antes de construir um novo, temos de recuperar o que já existe. O Crec Baetinha possui uma excelente estrutura, mas, infelizmente estava subutilizado. Como é um local utilizado pelo Esporte e pela Cultura, reoganizamos os espaços e investimos em sua recuperação”, disse.
O secretário de Esportes e Lazer, Alex Mognon, enfatizou a importância do Centro que irá atender crianças, jovens, adultos e idosos. “Este é um importante espaço para formação do cidadão. Durante as aulas os alunos aprendem conceitos como disciplina, caráter e respeito. Conceitos que levarão para a vida”, destacou o secretário.
APROVADO – A judoca de São Bernardo, Gabriella Mantena, ficou impressionada com a estrutura oferecida pelo Centro de Lutas. “É muito bom ver o crescimento e o incentivo ao esporte. Ficou magnífico”, afirmou a atleta, que integra a Seleção Brasileira de Judô e representa a cidade em competições oficiais da modalidade.
HOMENAGEM – Durante a solenidade, o prefeito Orlando Morando foi acompanhado do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, o secretário de Esportes e Lazer, Alex Mognon, demais autoridades, vereadores da base aliada e os representantes de algumas modalidades como Alessandro Puglia, presidente da Federação Paulista de Judô, José Carlos Gomes de Oliveira, presidente da Federação Paulista de Karatê, e de José Jantália, diretor técnico da Federação Paulista de Jiu-Jitsu, entre outros atletas da modalidade. No ato, o prefeito Orlando Morando recebeu uma placa de Alessandro Puglia, em homenagem aos 60 anos de existência da Federação Paulista de Judô.