Mulheres da região realizam ato unificado pelo fim da violência contra a mulher
Com o tema Pela Vida das Mulheres, manifestação será realizada neste sábado (23/11), às 10h, na Praça da Matriz, em São Bernardo
- Data: 20/11/2019 18:11
- Alterado: 20/11/2019 18:11
- Autor: Redação
- Fonte: assessoria de imprensa
Crédito:Divulgação
O ato unificado Pela Vida das Mulheres, que será realizado neste sábado (23/11), às 10h, na Praça da Matriz, por frentes e coletivos do ABCDMRR em mobilização ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres – 25 de novembro, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas).
O ato denunciará os elevados índices de violência contra as mulheres. A violência de gênero tornou-se um problema estrutural origina-se na falta de igualdade das relações entre homens e mulheres em diferentes âmbitos e a discriminação persistente para as mulheres. O Brasil é o 5º país com maior ocorrência de feminicídios do mundo e o Estado de São Paulo registrou aumento de 76% dos casos no 1º trimestre deste ano. De cada 10 feminicídios, 8 ocorreram dentro de casa. Dos 37 casos, 26 tinham autoria conhecida, como maridos e ex-namorados.
No ABC, a taxa de feminicídios cresceu 33%. Entre 2016 e 2018, o número de mulheres assassinadas saltou de 24 para 32, segundo o TJ (Tribunal da Justiça). Em 2018, a cada dia, três mulheres foram vítimas de violência doméstica na região, que registrou 1.283 boletins de ocorrência no período, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
A manifestação – que visa denunciar a violência contra as mulheres, cobrar políticas públicas e promover conscientização – integra o calendário de 21 dias de ativismo, mobilização que tem início no dia 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra) e término no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).
Entre as organizações que compõem o ato estão a Frente Regional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Núcleo Marielle Franco de Mulheres do PSOL, Levante! Vidas Negras Importam, AMB – Articulação de Mulheres Brasileiras, Coletivo Mulheres na Trincheira, Promotoras Legais Populares, Marcha Mundial das Mulheres, Movimento de Mulheres Olga Benário e Coletivo de Mulheres AE/ PT Santo André entre outros coletivos.
SERVIÇO;
Ato Pela Vida das Mulheres
Data: 23 de novembro (sábado), a partir das 10h
Local: Praça da Matriz – Rua Marechal Deodoro, s/nº, Centro, São Bernardo do Campo.