São Bernardo avança na Olimpíada de Língua Portuguesa
Competição de produção de textos contribui para melhorar a leitura e a escrita dos estudantes de escolas públicas. Duas escolas de São Bernardo passam para a etapa estadual
- Data: 07/09/2016 09:09
- Alterado: 07/09/2016 09:09
- Autor: Niceia de Freitas
- Fonte: PMSBC
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Duas escolas municipais de São Bernardo tiveram poemas selecionados para a etapa estadual da ‘Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro’, concurso de produção de textos para alunos da rede pública, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). As duas melhores redações foram selecionadas na primeira etapa escolar e depois por um comitê julgador municipal, formado pela Secretaria de Educação de São Bernardo. A expectativa é chegar à fase nacional, que ocorre em dezembro.
‘Da minha janela’ foi o título vencedor da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Flamínio Araújo de Castro Rangel, na Vila Marchi, produzido por Isabelli Borges Valentim, aluna do 5º ano do Ensino Fundamental.
A professora Valdete Aparecida Quachio disse que já estava trabalhando a literatura de cordel em sala, o que ajuda na construção do texto, além do conteúdo de pesquisa. “O poema dela foi merecedor da seleção porque traz muito lirismo e ficou encantador”, disse.
Chegar à etapa estadual foi uma surpresa para Isabelli, que não acreditava no próprio mérito. “Parecia que os outros eram mais interessantes que o meu. Fui deixando o pensamento fluir, narrando como é ver a neblina da minha janela e comparar com a Serra do Mar e tudo o que via, como as árvores e a escola aqui perto.”
Para a coordenadora Ana Paula Domingos, em geral, as produções da escola foram muito boas, evidenciaram o trabalho de pesquisa e um repertório contextualizando pontos importantes de São Bernardo.
A outra escola vencedora foi a Emeb Bruno Massone, no Parque Estoril com a redação ‘Meu pedacinho de chão’, do aluno Felipe da Silva Muniz.
A COMPETIÇÃO – Criada em 2002 pela Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpeq), em parceria com o Ministério da Educação, o objetivo da iniciativa é contribuir para melhorar a leitura e a escrita dos estudantes de escolas públicas. As ações do programa constam no portal Escrevendo o Futuro, oferece formação à distância para professores e disponibiliza material e metodologias. Concurso bianual, realizado nos anos pares, nesta quinta edição traz como tema ‘O lugar onde vivo’. O julgamento da etapa nacional será realizado dia 29 de novembro, e a premiação será em 6 de dezembro.