Absorventes gratuitos nas escolas municipais de Santo André
Já está valendo a lei de autoria do vereador Eduardo Leite
- Data: 11/11/2022 15:11
- Alterado: 11/11/2022 15:11
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Crédito:Divulgação
A lei 10.583/22 permite que a Prefeitura crie em Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos Externos nas escolas públicas da cidade.
A autoria é do vereador Eduardo Leite, ativista da pauta desde 2019. Para ele, “é inadmissível que meninas ainda faltem às aulas no período menstrual por não terem acesso ao absorvente. Além disso, recorrem a métodos totalmente perigosos à saúde, substituindo o item por panos velhos, jornal e até miolo de pão”.
A “pobreza menstrual” é uma realidade impactante na vida de milhares de meninas e mulheres em vulnerabilidade social. Pra se ter uma ideia, no Brasil uma em cada quatro meninas falta à aula por não ter acesso a absorventes.
A partir de agora o prefeito pode desenvolver o programa e colocar em prática como na cidade do Rio de Janeiro e São José, em Santa Catarina.
“Estou muito feliz por estarmos bem próximo de garantir o mínimo de dignidade às meninas que necessitam deste apoio. Esperamos que a distribuição gratuita de absorventes se torne realidade em nossas escolas o quanto antes”, afirmou o vereador Eduardo Leite.