Equipe olímpica de atletismo da Eslovênia treina em São Bernardo
“Esse espaço é muito maior do que o da minha cidade natal”, disse Robert Renner, atleta do país europeu, sobre o centro de atletismo construído pela Prefeitura
- Data: 09/08/2016 17:08
- Alterado: 09/08/2016 17:08
- Autor: Marcelo Dorador
- Fonte: PMSBC
Crédito:Bessa
A Arena Caixa – Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra, em São Bernardo, recebe, desde 5 de agosto, a equipe de atletismo da Eslovênia. Entre comissão técnica e atletas, estão na cidade 23 pessoas, que defenderão as cores do país europeu durante os jogos olímpicos.
Durante o treino desta terça-feira (9), Martin Zorko, membro da equipe medica do Comitê Olímpico da Eslovênia, elogiou a estrutura da cidade. “As condições para treino e trabalho são muito boas. O que nos surpreendeu um pouco foi a diferença de temperatura: lá na Eslovênia estamos em pleno verão, e aqui é inverno. Apesar de não ser tão frio, tivemos que nos adaptar um pouco”, pontuou.
De acordo com Martin, os atletas estão treinando na cidade e seguindo para a competição, no Rio de Janeiro, conforme o calendário de suas modalidades. Os atletas Luka Janežic e Žan Rudolf, por exemplo, que vão disputar em 12 de agosto, sexta-feira, as provas de 400m e 800m rasos masculino, já deixaram São Bernardo.
Um dos destaques da equipe é Robert Renner, do salto com vara. Renner, que tem como marca pessoal 5,7m, a maior do seu país, parabenizou a estrutura de São Bernardo. ”É uma ótima oportunidade para nós a de conhecer o país antes de ir ao Rio de Janeiro. E ter uma estrutura indoor de treino para a minha modalidade é muito positivo. Esse espaço é muito maior do que o da minha cidade natal – Celje. Estar no Brasil é muito bacana e, apesar de aqui ser inverno, temos uma temperatura confortável para treino.”
O CENTRO – Inaugurado em março de 2014, a Arena Caixa – Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra integra a Rede Nacional de Treinamento de Atletismo e está selecionada para receber equipes que vão participar dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Um dos equipamentos mais modernos da América Latina, o complexo conta com quase 30 mil m² de área construída e toda infraestrutura para receber competições nacionais e internacionais.
A pista é certificada como de nível 1 pela IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo, em inglês) e conta com iluminação, áreas para treinamento e imprensa e arquibancada coberta para 1,5 mil pessoas. Ao lado da pista há um prédio de três andares com áreas para treinamento e aquecimento coberto, além de diversas salas de apoio.
Foram investidos, entre obras e equipamentos, mais de R$ 32,5 milhões no Centro, divididos entre a Prefeitura de São Bernardo e o Ministério do Esporte. A Caixa fornece os materiais e ajuda no custeio e apoio dos atletas que treinam no local.
OUTROS ATLETAS – De 21 e 26 de julho, a Arena Caixa – Centro de Ginástica Marcel Francisco dos Santos recebeu a equipe de Ginástica Artística do Japão. Os atletas, que conquistaram o ouro por equipes na última segunda-feira (2), realizaram a aclimatização em São Bernardo antes de seguirem para o Rio.
Já o Estádio 1º de Maio recebeu, de 30 de julho a 5 de agosto, as equipes femininas de futebol da Alemanha, Canadá e Zimbábue.