São Bernardo vence etapa estadual do Prêmio Brasil Sorridente
Município irá disputar etapa nacional do prêmio
- Data: 19/08/2015 17:08
- Alterado: 19/08/2015 17:08
- Autor: Vladimir Ribeiro
- Fonte: PMSBC
Crédito:Raquel Toth
São Bernardo venceu a etapa estadual do Prêmio Brasil Sorridente na categoria municípios com mais de 300 mil habitantes. O anuncio foi feito nesta terça-feira (18) pela secretária de Saúde, Odete Gialdi, durante o lançamento do Guia da Saúde, publicação que concentra informações sobre os serviços do SUS no município. Essa é a terceira vez que o município vence essa etapa da premiação e agora segue para a disputa nacional.
Criado em 2005 pelos conselhos Federal de Odontologia e Regionais de Odontologia, com o apoio do Ministério da Saúde, o Prêmio Brasil Sorridente é destinado aos municípios que se destacam na implantação de políticas públicas de saúde bucal.
São Bernardo venceu a etapa nacional em 2013 e, no ano passado, recebeu um consultório odontológico completo, doado pelo Conselho Federal de Odontologia, que foi instalado na Unidade Básica de Saúde Riacho Grande.
Atualmente, o município conta com 75 equipes de saúde bucal nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), cada uma formada por um dentista, um auxiliar e um técnico de saúde bucal. “Nossa meta é, até o final de 2016, implantarmos mais 17 equipes nas próximas unidades que forem inauguradas”, disse o diretor do Programa de Saúde Bucal, Francisco Biagioni.
Além disso, o município conta com duas unidades Brasil Sorridente/Centros de Especialidades Odontológicas, nos bairros Nova Petrópolis e Alvarenga. A previsão é que em novembro seja entregue a terceira unidade, no Silvina.
Nas unidades são prestados atendimentos nas especialidades de estomatologia (diagnóstico e tratamento de lesões bucais com ênfase em câncer bucal), periodontia (tratamento gengival), endodontia (tratamento de canal), cirurgia oral menor (extrações dentárias mais complexas, cirurgias de tecidos moles e ósseos), atendimento a pacientes com necessidades especiais (oncológicos, nefropatas, cardiopatas, gestantes de risco, com agravos neurológicos e outros comprometimentos de saúde), além da oferta de próteses dentárias.