Campanha de Vacinação contra Poliomielite começa na segunda (8)
Além de proteger contra a paralisia infantil, é momento de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes
- Data: 05/08/2022 16:08
- Alterado: 16/08/2023 23:08
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Campanha de Vacinação contra Poliomielite
Crédito:Arquivo PMD
A partir da próxima segunda-feira (08/08), as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão integrar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação, voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.
A meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) é vacinar 95% das crianças entre um e quatro anos contra a poliomielite e, em Diadema, esse público conta com 23.221 pessoas nessa faixa etária. Já a multivacinação pretende aumentar a cobertura vacinal contra doenças imunopreveníveis e atualizar a Caderneta de Vacinação dos jovens até 15 anos. Assim, também serão aplicados imunizantes contra sarampo, caxumba, rubéola, hepatite A, febre amarela e HPV, mediante avaliação da carteirinha.
Para a secretária municipal de saúde, Dra Rejane Calixto, esta é uma oportunidade de reverter a queda das coberturas vacinais, que vem ocorrendo nos últimos anos. “Vacinas são seguras, evitam adoecimento e salvam vidas. Por isso, pedimos aos pais e responsáveis que levem seus filhos para vacinar, garantindo a proteção contra doenças preveníveis e consideradas, até o momento, erradicadas no país”, afirma.
Para se vacinar é preciso apresentar caderneta de vacinação e documento de identificação com CPF. No momento da vacinação, o menor de idade deve estar acompanhado por um familiar ou responsável maior de 18 anos para se vacinar.
Dia D
A campanha segue até 9 de setembro e está prevista a realização do Dia D de mobilização em 20 de agosto, nas 20 UBSs da cidade. Confira o endereço das Unidades.
Saiba quais são as vacinas disponíveis na Campanha de Multivacinação.