2º Fórum Spcine reúne mais de 2 mil pessoas no CCSP
Durante o evento foram analisados os principais pontos do audiovisual neste momento e projeções para o futuro
- Data: 20/06/2023 20:06
- Alterado: 20/06/2023 20:06
- Autor: Redação
- Fonte: Spcine
A 2ª edição do Fórum Spcine, que aconteceu de 14 a 16 de junho, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), reuniu um público com mais de 2 mil pessoas, além de profissionais do setor de 13 países diferentes, quatro continentes, e mais de 80 especialistas de São Paulo, do Brasil e do Mundo.
Com o tema Desenvolvimento Econômico & Inovação, sob organização do Observatório Spcine, o evento reuniu especialistas, estúdios, estudantes, professores, espaços independentes, instituições culturais, entre outros, para discutir o que há de mais relevante sobre o setor audiovisual brasileiro.
Durante o evento foram analisados os principais pontos do audiovisual neste momento e projeções para o futuro. Com resultados encorajadores e boa presença de público, o evento reafirma seu protagonismo no calendário cultural da cidade e um bom termômetro para o mercado.
De acordo com grande parte dos participantes, o 2º Fórum Spcine veio acompanhado de entusiasmo e boas ideias, rede de contatos, expansão de negócios e mais. Ao mesmo tempo em que possibilitou a realização de novos negócios, aproximando as diversas áreas do mercado, o evento conseguiu atrair novo público, confirmando sua importância e credibilidade no setor.
O Fórum Spcine surgiu como um importante meio de apoio à necessária articulação entre os governos estadual, federal e municipal, fortalecendo a realização de projetos que têm impacto tanto no cenário nacional quanto internacional. Nos últimos anos, a Spcine alcançou resultados expressivos ao fomentar projetos especiais, servindo como exemplo e abrindo caminho para que outras entidades públicas no país adotem uma agenda de desenvolvimento industrial para o setor.
REDE AFIRMATIVA – Um dos pontos altos do evento foi o lançamento da Rede Afirmativa da Spcine. Uma ação que visa reforçar as políticas de ações afirmativas da Spcine. “Esta não é uma ação da Spcine apenas para fora, é também uma ação da Spcine para dentro, ao assumirmos o compromisso de diversificação de nossa equipe e do aprimoramento de nossos métodos e procedimentos de acesso às políticas audiovisuais por meio das Políticas de Ações Afirmativas, destaca Viviane Ferreira, diretora-presidente da instituição.
Desde 2019, políticas afirmativas foram inseridas no processo seletivo dos editais de fomento da instituição e nas ações de formação, com o objetivo de incentivar ainda mais o diálogo e, principalmente, fortalecer profissionais e estudantes beneficiados pelas ações afirmativas da Spcine, dando origem este ano a Rede Afirmativa. O projeto aposta na importância da diversidade e pluralidade do setor audiovisual, e busca incentivar a participação de profissionais e estudantes que enfrentam desigualdades e barreiras de acesso ao setor.
GAMES – A cada edição o evento antecipa tendências e chama a atenção de novos públicos. Isto ficou ainda mais evidente para os visitantes que passaram pelo CCSP. Entre os destaques, a Exposição de Games reuniu 11 Estúdios sendo eles: sete estúdios independentes, quatro deles do atual ciclo da incubadora Spcine, e três do ciclo anterior; além de empresas consolidadas no mercado como a Flux Games, e o Instituto Cultural da Dinamarca, parceiro internacional que promove cultura, educação e sustentabilidade através de games, e projetos dos demais setores do audiovisual.
Também foram apresentados quatro games financiados pela Spcine no ano de 2016, que atualmente são reconhecidos pelo mercado, são eles: Tameless – Lançamento em todos os consoles Nintendo Switch, PlayStation, Steam, Xbox em 2023, No heroes here – Lançado em todas em plataformas Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox e Steam, em 2018, Relic Hunters – Publicado na Steam e Netflix, e Timo – Publicado para Android.
A Spcine mais uma vez reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da indústria audiovisual brasileira e continuará impulsionando iniciativas que fortaleçam esse setor estratégico para a economia do país.
Sobre a Spcine:
A Spcine é uma empresa de cinema e audiovisual de São Paulo, com a missão de investir em programas e ações para promover o desenvolvimento sustentável dessa indústria. Através de parcerias, investimentos, apoio a projetos e políticas públicas, a Spcine busca fomentar a diversidade, a inovação e a produção audiovisual brasileira.