Ismael Ivo oficializa Companhia dos Tortos em projeto de dança
Companhia dos Tortos, de São Bernardo, participa de projeto de Qualificação em Dança da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo
- Data: 07/04/2016 17:04
- Alterado: 16/08/2023 18:08
- Autor: Redação
- Fonte: Escritório de Mídia
No centro
Crédito:
No dia 31 de março, a Companhia dos Tortos recebeu a visita do bailarino brasileiro Ismael Ivo para oficializar a participação da companhia no Projeto de Qualificação em Dança, do Programa de Qualificação em Artes da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, do qual ele é o curador artístico. O encontro aconteceu no CAJUV (Centro da Juventude de São Bernardo do Campo).
A Companhia deu uma mostra de seu processo de trabalho para o bailarino, que fez apontamentos e indicou referências artísticas para ser utilizadas no desenvolvimento do trabalho.
Ismael destacou a importância de a trupe são-bernardense participar do projeto, uma vez que houve cerca de 40 inscrições em todo o Estado. Ele avaliou que esta conquista do grupo da região do ABC aponta uma tendência de descentralização das ações culturais desenvolvidas na capital.
Acompanharam Ismael nessa reunião com os bailarinos a companhia os seguintes integrantes da equipe do projeto: o gerente articulador, Tiago Saraiva; a analista sênior, Valquíria Vieira; e o artista Robson Batista, que irá orientar o grupo durante o ano de 2016.
ISMAEL IVO
É coreógrafo e bailarino há 40 anos. Nasceu em São Paulo e mora, desde 1985, na Alemanha. Dirigiu o Festival de Dança da Bienal de Veneza, foi diretor artístico do ImPulsTanz, em Viena e criador do Projeto Biblioteca do Corpo.
Atualmente, participa, como professor convidado, da Max-Reinhardt Seminar, da Universidade de Música e Artes Performáticas de Viena.
Também é diretor artístico do Prêmio Roma de Coreografia Contemporânea e curador artístico do Projeto de Qualificação em Dança da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
PROJETO DE QUALIFICAÇÃO EM DANÇA
O Projeto de Qualificação em Dança faz parte do Programa de Qualificação em Artes da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela organização social POIESIS. Atende grupos participantes de São José do Rio Preto, Catanduva, Birigui, Ribeirão Preto, Diadema, Caraguatatuba, Tatuí, Piracicaba e Presidente Prudente.
Nessa primeira edição, foram atendidas dez companhias de dança de diferentes cidades, contemplando 113 artistas.
COMPANHIA DOS TORTOS
A Companhia dos Tortos desenvolve pesquisas e montagens teatrais nas áreas de circo, teatro e dança.
Fundada há dois anos, tem em seu repertório os espetáculos “Sizu, O Bárbaro”, “Quem Não Tem Lona Pede Carona”, “Mandrake”, “Céu Flamejante” e o projeto “Toda Futilidade”, aprovado para a Qualificação em Dança.
Os integrantes são: a bailarina e atriz Paloma Natácia, o palhaço e ator Pedro Fontana, ambos fundadores da companhia, além do o ator e bailarino Pietro Almeida.
A Companhia dos Tortos conta, também, com colaboradores pontuais em seus projetos, como o publicitário Francis Lima.
Tempo em São Bernardo para amanhã
19/01
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite
Temperatura em
São Bernardo
Max: 30°C
Min: 21°C
Chuva em
São Bernardo
Probabilidade: 82%
Quantidade: 3mm
Ventos em
São Bernardo
Velocidade: 9km/h