YouTube Ads: como funciona as campanhas de anúncio no YouTube

Entenda como anunciar no Youtube e comece a utilizá-lo no marketing digital

  • Data: 10/05/2021 16:05
  • Alterado: 10/05/2021 16:05
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
YouTube Ads: como funciona as campanhas de anúncio no YouTube

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O primeiro passo para anunciar no YouTube é criar uma conta no Google Ads. Essa etapa é necessária porque é através do Google Ads que as campanhas de anúncio no YouTube podem ser desenvolvidas e gerenciadas. Os passos principais da configuração do anúncio incluem selecionar o conteúdo que pretende anunciar YouTube, definir o seu público-alvo e a região que o anúncio será exibido e o por último o seu orçamento. Desta maneira, o YouTube possibilita desenvolver campanhas de anúncios para públicos específicos em locais determinados e gastando apenas os valores definidos na campanha.

Tipos de anúncios do YouTube

O YouTube permite publicar seis formatos de anúncios, cada um deles com características diferentes de exibição na plataforma.

Anúncios in-stream puláveis: Os anúncios nesse formato podem ser exibidos antes, durante ou após um vídeo. Como o próprio nome sugere, os anúncios in-stream puláveis oferecem ao espectador a opção de pular o vídeo depois de cinco segundos de exibição. A cobrança desse tipo de anúncio pode ser feita por CPV, quando o anunciante paga apenas quando o espectador assiste trinta segundos do seu vídeo (ou o vídeo inteiro, caso seja menor que esse tempo) ou quando ocorre uma interação com o anúncio. Também é possível selecionar a opção de estratégia “Maximizar conversões” para definir o CPM (Custo por Mil) e o CPA (Custo por Aquisição) para pagar com base nas impressões.

Anúncios in-stream não puláveis: Nesse formato, o anúncio deve ter até quinze segundos de duração e pode ser exibido antes, durante ou depois dos vídeos. Apesar da semelhança com os anúncios in-stream puláveis na forma de exibição, nos anúncios in-stream não puláveis o espectador precisa assistir o anúncio até o final para acessar o vídeo que deseja ver, ou seja, não existe a opção de pular o anúncio. A cobrança é realizada conforme o CPM desejado, assim, o anunciante paga com base nas impressões.

Anúncios video discovery: Esses anúncios são exibidos em locais de descoberta, como na página inicial do YouTube em dispositivos móveis, ao lado de vídeos relacionados do YouTube ou nos resultados de pesquisa na plataforma. O anúncio é em forma de imagem em miniatura do vídeo com texto e seu tamanho e aparência podem variar conforme o local em que será exibido. O objetivo do anúncio é convidar o usuário a clicar e assistir o vídeo da marca que está anunciando. O anunciante apenas paga pelo anúncio quando os usuários clicam na miniatura para assistir seu vídeo.

Anúncios bumper: Os anúncios desse formato possuem apenas seis segundos ou menos de duração e podem ser exibidos antes, durante ou depois de outro vídeo. Nos anúncios bumper, o espectador não possui a opção de pular, tendo a obrigatoriedade de assistir o anúncio até o final para ter acesso ao conteúdo que deseja. A cobrança se baseia nas impressões de acordo com o CPM programado pelo anunciante.

Anúncios out-stream: Os anúncios com esse formato são exibidos apenas em dispositivos móveis e em sites e apps parceiros do Google. Ou seja, os anúncios out-stream não são exibidos no YouTube apesar de ter a plataforma como base. No caso dos sites, os anúncios são exibidos em banners. Enquanto nos aplicativos, existem diferentes formatos, os anúncios podem aparecer em banners, intersticiais, em formato nativo e nos modos retrato e tela cheia. O anúncio inicia a reprodução com o som desativado e é necessário o clique do espectador para ativar o som do vídeo. Nesse formato, a cobrança ocorre quando o vídeo é reproduzido por dois segundos ou mais, baseando-se no custo por mil impressões visíveis (vCPM).

Anúncios de masthead: Esse tipo de anúncio está disponível apenas por reserva e, para isso, é necessário entrar em contato com um representante de vendas do Google. O anúncio de masthead é exibido na parte superior da página inicial do YouTube. As características do vídeo de anúncio podem variar de acordo com o dispositivo que o espectador está acessando, sendo possível exibir o anúncio no computador, dispositivos móveis e TVs. A cobrança desse formato de anúncio é realizada com base em um custo fixo por dia ou no custo por mil impressões (CPM).

A escolha por cada tipo de anúncio e demais aspectos das campanhas no YouTube Ads deve ser planejada conforme as metas do anunciante, como aumento de vendas, geração de leads, melhora no tráfego do site, expansão do alcance e reconhecimento marca, entre outros objetivos. Por isso, é recomendável buscar o auxílio de especialistas em Google Ads e marketing digital para desenvolver campanhas de anúncios eficientes no YouTube.

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  • Data: 10/05/2021 04:05
  • Alterado:10/05/2021 16:05
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  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet









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