Você já ouviu falar em identidade visual?
Saiba como as empresas utilizam a identidade visual e qual a influência dela no seu dia a dia
- Data: 27/11/2019 10:11
- Alterado: 27/11/2019 10:11
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Crédito:Freepik
A identidade visual de uma marca define a imagem da empresa através de elementos gráficos e visuais. Quando está bem construída, a identidade visual expressa a personalidade da empresa e a marca passa a ser reconhecida através dos seus elementos. Exemplo disso é o “M” do McDonalds, que você consegue reconhecer mesmo que não veja o nome completo da empresa, assim como acontece também com a maçã da Apple. Esses exemplos mostram como a identidade visual está inserida no nosso dia a dia mesmo quando não percebemos.
Nome, logotipo, cores, símbolos e embalagens são alguns dos elementos que formam a identidade visual de um negócio. E ao construir uma identidade visual é importante que se conheça o perfil da marca para representar da melhor forma a essência e o rosto da marca, além de destacar as principais qualidade da empresa. Uma estratégia como essa promove o reconhecimento da empresa e também auxilia na criação de valor para a marca. Esses fatores influenciam no processo de escolha do cliente, onde ele decide em qual empresa vai fazer a sua compra.
Normalmente, a identidade visual é o primeiro contato que temos com a empresa e como a primeira impressão é importante quando estamos falando de imagens, quanto mais detalhada, mais a identidade visual vai expressar a personalidade da empresa e marcar a memória do consumidor. Mas para atingir esse objetivo, as mídias utilizadas pela empresa devem seguir o mesmo padrão de elementos definidos na identidade visual, como paleta de cores e tipografia, por exemplo. Isso significa que quando uma empresa sabe desenvolver essa estratégia, você pode ver que mídias como o site, as redes sociais e até os anúncios apresentam o mesmo padrão visual.
Assim como a identidade visual expressa a personalidade da empresa, também é importante lembrar que ela deve ser feita para conversar com o público-alvo da marca. Desta forma, a empresa consegue gerar identificação no consumidor e transmitir confiança, fazendo o consumidor lembrar da sua marca. Permanecer com uma identidade visual atualizada também é essencial para manter a identificação com o público. Em empresas mais antigas é comum que ocorra uma reformulação nas identidades visuais, também conhecido como rebranding, como no caso da Coca-Cola e da Pepsi, por exemplo, que entre outros elementos, reformularam os seus logotipos diversas vezes ao longo da sua história.
Como já citamos nessa edição, quando uma identidade visual é desenvolvida, a empresa estabelece um padrão visual para as suas mídias e para que esse padrão seja mantido, as marcas desenvolvem o manual de identidade visual. Nesse manual serão definidas as especificações que a marca deve utilizar, como as cores que poderá usar, as fontes, os ícones, as variações que o logotipo pode ter, entre outras recomendações. Assim, quando trabalhar com um novo projeto, basta a empresa consultar o manual da marca para saber quais características gráficas e visuais o projeto deve ter.
A identidade visual deve ser vista e desenvolvida como uma estratégia de marketing, além de ser essencial para qualquer empreendimento, independentemente do seu tamanho ou segmento. Por isso, a Plataformanet desenvolve a identidade visual para empresas, além de elaborar o manual da marca. Caso queira saber mais sobre o assunto, entre em contato.